MP realiza projeto pela Educação Digital nas Escolas em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Será nesta quinta-feira, 17 de novembro, a oficina 'Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online'. A atividade é voltada para educadores e multiplicadores das escolas. A oficina faz parte do projeto 'Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que está sendo executado em todo o país e é uma parceria entre o MPF e a ONG Safernet Brasil e conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Em Porto Velho, a iniciativa teve uma reunião preparatória que ocorreu no dia 6 de outubro. Participaram da reunião, representantes da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Conselhos Tutelares, Secretaria Estadual de Educação, entre outros. Para a realização da oficina, as secretarias de Educação são responsáveis por mobilizar professores da rede pública de ensino para a participação. Já o Ministério Público Federal (MPF) vai disponibilizar o espaço, enquanto a Safernet ministrará o conteúdo e fará a distribuição de kits pedagógicos para serem utilizados em sala de aula.
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Raphael Bevilaqua, explica que o projeto se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet, que traz o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet.
O MPF também disponibilizará às escolas participantes do projeto a cartilha Safernet 'Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?', produzida em cooperação entre as duas entidades e disponível também em versão digital.
Um dos objetivos da oficina é propor formas de minimizar as situações de risco em relação aos cibercrimes, entre eles o cyber-bullying, publicação de nudes na internet ou divulgação na escola, o crime de aliciamento para fins sexuais e a divulgação de pornografia infantojuvenil pela Internet.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!