FIERO discute proposta que regulamenta o licenciamento ambiental
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nessa sexta-feira (26/08), em encontro na Federação das Indústrias do estado de Rondônia (Fiero), o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou proposta para regulamentar o licenciamento ambiental e ouviu sugestões de setores interessados. O tema é discutido pela Câmara dos Deputados, em Brasília e tramita em regime de urgência nas Comissões de Fiscalização e Controle e Constituição, Justiça e Cidadania.
O licenciamento ambiental, segundo relatou Marcos Rogério, é um dos entraves para a melhora da economia. Parte disso, por causa do excesso de burocracia e falta de transparência nos processos, além da demora na concessão de licenças.
VEJA TAMBÉM:
Sebrae e Fiero investem nas pequenas indústrias
“O Brasil precisa de menos burocracia e mais eficiência para crescer e alcançar o desenvolvimento sustentável. E na crise, temos que olhar para as possibilidades de construir caminho para o desenvolvimento e isso não passa pelo aumento de impostos, mas de desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade ambiental”.
O Projeto de Lei 3729/04, relatado por Marcos Rogério na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC), é o principal projeto em tramitação no Congresso.
Segundo explicou o deputado, atualmente não há uma lei que regulamente o setor, apenas atos normativos, como as resoluções nos 01/86 e 237/97 do Conama. E a falta de regulamentação provoca uma série de consequências para o país, principalmente no setor econômico.
“Isso compromete o pleno desenvolvimento do País e acarreta em atrasos e perda de competitividade para a economia nacional. Vamos construir um projeto que seja razoável e atenda a todos os setores, dos ambientalistas ao setor agropecuário, sem beneficiar um setor em detrimento dos demais”, adiantou o Marcos Rogério.
O parlamentar defendeu, ainda, a necessidade de que estados e municípios possuam regramento específico para atender a questões regionais. “O projeto precisa ser sensível a questões regionais, principalmente de estados como Rondônia, que dependem do setor agropecuário para movimentar a economia local”, acrescentou.
Também estiveram no evento o presidente da Fiero/RO, Marcelo Tomé, o presidente do Conselho da FIERO, Manoel Francisco das Chagas Neto, o vice-governador Daniel Pereira, e o secretário de Desenvolvimento Ambiental Vilson de Salles Machado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!