Justiça concede liminar de reintegração de posse contra Caerd
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A decisão proferida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Pimenta Bueno concedeu liminar à Prefeitura de Pimenta Bueno para que retomasse os bens de sua titularidade que estavam na posse da Caerd. A Ação de Reintegração de Posse é mais um episódio de uma pendenga judicial que vem se arrastando há algum tempo e já chegou ao Superior Tribunal de Justiça.
A prefeitura do município alegou que a Caerd, de forma precária, prestava há vários anos o serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto, no entanto, em razão da ineficiência e inexistência de investimentos capazes de melhorar e universalizar os serviços, entendeu por bem não renovar a concessão e, por expressa determinação da Lei nº 8.989/95 (Lei de Concessões), deu início ao procedimento licitatório.
VEJA TAMBÉM:
Servidores da Caerd paralisam trabalhos por 24 horas
Após várias tentativas de impedimento por parte da Caerd, o processo foi concluído. Por meio do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a nova empresa concessionária, a Aegea Saneamento e Participações, foi definida.
Em razão de outros recursos impetrados pela Companhia, o processo de transferência de uma concessionária para outra se revelou tumultuado e com prejuízos à população. Diante da situação e de outras provas anexadas ao processo, como a intensificação de casos de Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus, devido à baixa pressão da água distribuída em alguns bairros, contribuindo para a formação de criadouros do vetor da doença, o Juízo decidiu pela liminar.
"Importante esclarecer que, em razão da natureza relevante do serviço a ser reintegrado, e diante da complexidade que tal serviço constitui, a imissão na posse deve abarcar também as instalações afetas ao atendimento público, a fim de que seja preservado os direitos dos consumidores previstos, especialmente, nos inc. II (educação e divulgação); III (informação); IV (proteção contra publicidade enganosa); VI (prevenção de danos patrimoniais) do Código de Defesa do Consumidor.", alertou ainda a juíza titular da vara.
Na decisão estão expressas as condições de cumprimento, tais como: entrega de todos os bens móveis e imóveis que se fizerem necessários para a continuidade da prestação do serviço público e atendimento aos usuários do sistema, a fim de evitar desabastecimento ou paralisação do serviço; entrega de todo o acervo do arquivo físico e digital relativos à execução do serviço e atendimento dos consumidores; entrega do material de insumo necessário ao tratamento da água que se encontra disponível nas dependências da Caerd em Pimenta Bueno, como medida essencial para evitar o desabastecimento da cidade; e a desocupação das instalações por parte dos servidores da concessionária, levando tão somente seus bens pessoais, sob pena de multa diária pessoal de R$ 5.000,00.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!