OPINIÃO - Vídeo que mostra advogado brigando com PMs deixa OAB em situação constrangedora

OPINIÃO - Vídeo que mostra advogado brigando com PMs deixa OAB em situação constrangedora

OPINIÃO - Vídeo que mostra advogado brigando com PMs deixa OAB em situação constrangedora

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O advogado Isac Neris Ferreira dos Santos, preso na madrugada de sexta-feira em Porto Velho, capital de Rondônia, ao tentar escapar de uma blitz da lei seca, colocou a OAB do estado em uma situação constrangedora, porque ele mentiu em todo o processo. O advogado, que chegou na delegacia com o rosto bastante machucado, alegou ter sido “torturado” e “espancado” por policiais militares quando estacionou seu carro para “atender um cliente que havia caído na blitz”. Na versão dele, os policiais não conversaram, foram direto para agressão e ele teria sido conduzido algemado, dentro do camburão para a delegacia.

Rapidamente a OAB se manifestou. Imagens do rosto do advogado correram o país, até o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia se envolveu na confusão, chegando a gravar um vídeo cobrando punição aos policiais. O presidente regional, Andrey Cavalcante, induzido pela conversa de Isac, escreveu artigos, e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem chegou a pedir a prisão dos policiais. Ao mesmo tempo, os policiais alegavam estarem sendo injustiçados, que a estória não era bem aquela. Porém, como a polícia tem má-fama e histórico de violência, a situação parecia estar fechada.

VEJA TAMBÉM:

EXCLUSIVO - Vídeo desmonta tese de tortura e excesso de PMs contra advogado 

Porém, eis que na tarde de terça-feira, 28/06, imagens de um circuito de segurança de um comércio da região onde ocorreram os fatos, foram entregues à polícia e elas desmontam a versão de Isac e deixam a OAB em uma situação vexatória. Não que a Ordem esteja errada em defender as prerrogativas de seus membros, é preciso sim fiscalizar e manter a vigilância, e não que isso dê o direito da polícia sair batendo em ninguém. porém, as imagens mostram que Isac estava tentando sim escapar da blitz, e pior, foi ele quem partiu para a agressão contra o policial que estava de serviço. Isac tem um histórico de violência, matou um servidor do IBAMA dentro de uma delegacia de polícia, com três tiros, quando era policial civil. A partir disso, já se tem um perfil delineado, faltou à OAB um pouco de bom senso e frieza na hora de avaliar a situação. Os meninos, pelo jeito, ainda terão muito que aprender nessa seara, ainda mais quando se trata de envolver instituições.

Situações como essas, geram uma série de dissabores e deixa as duas instituições enfraquecidas. Melhor avaliar com mais cautela da próxima vez. Mas sem se acovardar, Errar é humano, persistir no erro…

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS