Nazif quer contratar consórcio para administrar capital - Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), quer colocar um consórcio para gerir o município. O projeto encontra-se em tramitação na Câmara Municipal. Essa é a segunda vez que Nazif tenta transferir para terceiros a responsabilidade pela condução de negócios públicos. Quer provar maior de incompetência do que essa.
Na primeira investida, o projeto de lei complementar nº. 824/2016 chegou a constar da ordem do dia para votação, mas acabou gerando um tremendo mal-estar, inclusive entre aliados do governo, que o líder do prefeito preferiu pedir a retirado da matéria para arquivamento.
Mas Nazif não se conteve e, aconselhado por assessores cuja visão não vai além do próprio umbigo, voltou à carga, reapresentado outro projeto de igual conteúdo, reascendo, assim, as labaredas da cizânia entre adversários e aliados.
Na sessão plenária de segunda-feira (18), os vereadores Sid Orleans (PT), Alan Queiroz (PSDB) e Ellis Regina (PC do B), foram à tribuna e espinafraram o projeto, eivado que está de dubiedades. A preocupação é que, uma vez aprovada, a proposta acabe retirando direitos dos servidores.
Autorizar um prefeito, em final de carreira, a terceirar serviços públicos essências nas áreas da saúde, infraestrutura, dentre outros setores, através de consórcio, constitui uma aventura arriscada. É o mesmo que assinar um cheque em branco.
Para reforçar a desconfiança, vale lembrar o episódio da compra de tubos PVC, que seriam usados em ruas da capital. O Tribunal de Contas de Rondônia farejou cheio de superfaturamento no ar, no valor de, aproximadamente, R$ 24 milhões, e mandou que a prefeitura suspendesse a licitação. Alguém precisa tirar essa ideia consórcio da cabeça de Nazif, antes que ele acabe fazendo mais uma patacoada.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!