Aeroporto retoma operações com jato para 119 passageiros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O aeroporto Capital do Café, em Cacoal, retomou nesta terça-feira (19), às 13h30, as operações com jato Embraer 195, com capacidade para 119 passageiros. A empresa Azul realiza de domingo à sexta-feira voos de Cuiabá-MT/Cacoal-RO e Cacoal/Cuiabá. Estes voos ocorriam numa aeronave de menor porte, turbe-hélice ATR 72, com capacidade para 70 passageiros. Os voos permanecem no mesmo horário: chegada a Cacoal às 13h30 e saída para Cuiabá às 13h50.
O jato Embraer 195, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), reduzirá o tempo de voo de 2h20min para 1 hora, ou seja, garantirá 1h20min a menos no trajeto Cacoal/Cuiabá. O jato retoma as atividades no Aeroporto do Café após o DER sanar junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) as documentações dos serviços de medição de atrito e macro textura na pista do aeroporto.
A administradora do Capital do Café, Elicia Bozo, afirma que a atuação do jato Embraer 195 tem importância estratégica para grandes aeroportos do país. Elicia explica que a redução de 1h20min de voo garante conexões importantes nos aeroportos de São Paulo, por exemplo. “Com a aeronave ATR 72 o tempo de voo não era suficiente para essas conexões”, acrescentou.O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, afirma que o Governo de Rondônia tem realizado investimentos necessários para manter as atividades do aeroporto Capital do Café. Disse que o governador Confúcio Moura visualiza o funcionamento aeroporto de Cacoal com uma das prioridades da administração estadual.
A empresária Dulcinéia Nascimento disse que a nova aeronave representa conforto e agilidade no dia-a-dia de quem depende de voos frequentes. Dulcinéia frisou que faz o mesmo trajeto a cada 15 dias e declarou que 1h20 a menos de voo é um alívio.“Cacoal é uma das grandes cidades do estado, com pólos educacionais e de saúde. Além disso o aeroporto atende outras cidades próximas e toda a Zona da Mata, na região de Rolim de Moura, garantindo voos lotados todos os dias”, destacou.
APERFEIÇOAMENTO
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!