Com resultados em até sete dias, Lacen realiza em média 600 exames

Com resultados em até sete dias, Lacen realiza em média 600 exames

Com resultados em até sete dias, Lacen realiza em média 600 exames

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) está realizando, por mês, uma média de 600 exames de amostras de pacientes com suspeita por infecção de zika, dengue e chikungunya, coletadas nos 52 municípios, com resultado em até sete dias.Hoje os pacientes prioritários para realização dos exames pelo Lacen são definidos pelo Comitê Estadual de Combate ao Aedes Aegypti e Enfrentamento da Microcefalia, sendo amostras de gestantes com doenças exantemáticas, pacientes com co-morbidade (que apresentam duas patologias) crianças abaixo de cinco anos e outros casos graves com clínica sugestiva de alguma dessas patologias.

São realizados duas metodologias de exames: sorologia para chikungunya (IgG e IgM)  e Dengue (IgM) de pacientes com início de sintomas após 5 dias e o teste pela técnica de PCR em Tempo Real (Reação em Cadeia da Polimerase) para dengue, chikungunya e zika para pacientes com até 5 dias de sintomas.

As unidades de saúde dos 52 municípios são responsáveis pelo preenchimento das fichas epidemiológicas, cadastro no Gerenciamento de Apoio Laboratorial (GAL), coleta e envio das amostras ao Lacen. Os resultados serão disponibilizados via internet de diferentes agravos/doenças, que precisam ser monitoradas em vigilância e saúde.Conforme explicou o doutor Eduardo Honda, pesquisador do Centro de Pesquisas de Medicina Tropical (Cepem), que é responsável pelos testes moleculares no Lacen, os resultados logo que são liberados são lançados no GAL e os pacientes retiram na unidade de saúde dos municípios de residência. “Ninguém precisa vir no Lacen fazer exames e nem atrás de resultados. Não fazemos coleta para nenhum tipo de exame”, acrescentou Honda.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS