Magistrados participam das manifestações de combate a corrupção

Magistrados participam das manifestações de combate a corrupção

Magistrados participam das manifestações de combate a corrupção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Diversos magistrados foram às ruas de Porto Velho movidos pelo mesmo sentimento que a sociedade brasileira: a insatisfação com o cenário político, econômico e os episódios dos quais autoridades protagonizam envolvimentos em casos de corrupção. A iniciativa também tem como finalidade apoiar as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, além de prestar solidariedade às ações conduzidas pelo juiz federal Sérgio Moro durante a Operação Lava Jato.

A Operação Lava Jato é a maior investigação conduzida no Brasil, teve início marcado pelas investigações a uma rede de doleiros que atuava em quase todos os estados e culminou na descoberta de um vasto esquema de corrupção na Petrobrás. Durante o processo de investigação, a Polícia Federal e o Ministério Público desarticularam o esquema que envolvia grandes empreiteiras e políticos de vários partidos.

Para o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Francisco Borges, a ida das pessoas às ruas significa "uma forma de consolidação do Estado Democrático de Direito que amparado pela Constituição Federal, leva os cidadãos a reivindicarem - através da liberdade de expressão - melhorias nos serviços públicos e cobrar satisfação do destino do dinheiro arrecadado através de impostos. Nós magistrados estamos aqui para demonstrar que temos um Judiciário forte e independente", ressalta.
 
Em Porto Velho, participaram das manifestações pouco mais de dez mil pessoas, segundo dados do 5º Batalhão da Polícia Militar. Os manifestantes se concentraram no Espaço Alternativo e grande parte foi vestido com as cores da bandeira do Brasil. O dia 13 de março de 2016, marcou também o maior número de manifestantes em todas as cidades brasileiras, quase 3 milhões de pessoas foram às ruas protestar.
 


Operação Lava Jato

De acordo com as investigações do Ministério Público, diretores e funcionários da Petrobrás cobravam propinas de empreiteiras e outros fornecedores para facilitar acordos com a estatal. Os contratos dessas empresas com a Petrobrás eram superfaturados para permitir o desvio do dinheiro dos cofres da estatal para os beneficiários do esquema.
 
Parte do dinheiro recebido pelos fornecedores era direcionado para lobistas, doleiros e outras pessoas que se encarregavam em repassar para políticos e funcionários públicos. O Ministério Público constatou que os partidos políticos beneficiados pelo esquema eram os responsáveis pela indicação dos diretores da estatal que colaboravam para as fraudes.
 

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS