Força-tarefa para emissão de documento chega nesta quarta (3)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A partir desta quarta-feira (3), a equipe do Instituto de Identificação da Polícia Civil estará em Cujubim durante a operação Força-Tarefa para emissão do Registro Geral do cidadão que ainda não tirou a primeira via da Carteira de Identidade a partir de 12 anos de idade ou que precisa solicitar a 2ª via do documento.
A ação de cidadania vai atender, até a próxima sexta-feira (5), das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30, no gabinete da prefeitura. O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, com a oferta de 120 senhas diárias. Ao todo serão distribuídas 360 fichas. Somente em Ariquemes, foram emitidos mais de 800 documentos durante a Força-Tarefa, no período de sete dias.
O agricultor Itamar Gonçalves Coelho, de 67 anos, foi um dos atendidos pela equipe para tirar a segunda via do RG. Segundo ele, a primeira identidade foi feita quando tinha 50 anos e, agora, após 17 anos, solicita a 2ª via após ser informado pela operadora de caixa de uma agência bancária que seu documento, além de estar vencido, a foto estava apagada. “A moça do caixa me avisou que a equipe do governo estava aqui, e eu vim rápido para não perder a oportunidade”, disse.
De acordo com o delegado regional, Thiago Flores, inicialmente a equipe de Identificação iria ficar cinco dias, mas, com a procura acima da expectativa para emissão do Registro Geral, a Delegacia Regional pediu prorrogação do prazo para o secretário de Segurança, Antônio Carlos Reis, que atendeu autorizando a equipe a ficar mais dois dias em Ariquemes. Já em Cujubim, devido à distância, o governo autorizou que a equipe atendesse três dias na cidade.
A ação acontece numa parceria das Secretarias de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e a Delegacia Regional do Vale do Jamari.
DOCUMENTOS
Os documentos necessários para pedir a emissão de documentos dependem do estado civil do requerente. Para solteiros, solicita-se a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada em cartório) e CPF. Para casados, solicita-se a certidão de casamento original (ou cópia autenticada). Para todos os casos são solicitadas três fotos 3 X 4 e comprovante de residência.
Caso o solicitante seja menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável, e este deverá apresentar um documento oficial com foto.
A primeira via do RG é sem custo para o solicitante. No caso de ser a segunda via, o solicitante pode apresentar a ocorrência de furto. Caso não tenha, paga uma taxa de R$ 91,63.
Com a documentação básica é possível:
Fazer o alistamento militar.
Abrir conta em banco.
Obter crédito.
Inscrever-se em programas de reforma agrária.
Comprar terras e imóveis com escritura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!