Governo inaugura sistema de videomonitoramento no município

Governo inaugura sistema de videomonitoramento no município

Governo inaugura sistema de videomonitoramento no município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi inaugurada na sexta-feira (6) em Buritis a sala do sistema de videomonitoramento, que funcionará na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp). Por meio do sistema, 14 pontos estratégicos da cidade passam a ser monitorados já a partir deste mês, garantindo maior segurança 24 horas à população.

O governador ressaltou a importância do sistema de videomonitoramento para a segurança da população e disse que é só o começo, pois novas iniciativas virão para combater a criminalidade.

Os pontos para instalação das câmeras foram escolhidos pelas Polícias Militar e Civil e o Serviço de Inteligência do governo estadual. O sistema é operado por equipes de policiais militares capacitados para acompanhar da sala de videomonitoramento dia e noite todo tipo de ocorrência, a partir das imagens geradas pelas câmeras.

As imagens permitem ao policial identificar eventos criminosos e acionar uma viatura policial para atender as ocorrências. As imagens também serão arquivadas por um período mínimo de 30 dias e auxiliar, inclusive, em investigações policiais.

O município foi o primeiro dos seis localizados num raio de 150 quilômetros da faixa de fronteira com a Bolívia a receber as câmeras de do sistema de videomonitoramento da Secretaria do Estado de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec).

Adquirido por meio de convênio com o governo Federal, via o Programa Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras (Enafron), criado com o objetivo de combater os crimes nos estados que fazem fronteira com os países da América do Sul, o sistema também será importante no combate ao tráfico de drogas e roubo e furto de veículos.

Os municípios da faixa de fronteira receberão 62 câmeras. Além das primeiras 14 câmeras instaladas em Buritis, outras 13 serão destinadas a Vilhena, 9 a Pimenteiras do Oeste, 9 a Costa Marques, 15 a Guajará-Mirim e 2 a Nova Mamoré.

As câmeras utilizadas são do tipo “speed dome’”, recurso que pode monitorar em um ângulo de até 360º, alcançar um grande perímetro e tornar possível gravação de imagens com zoom e boa definição.

De acordo com Confúcio Moura, à medida que o delegado da cidade for identificado os chamados pontos cegos na cidade outras câmeras serão instaladas. “Agora, os casais de namorados têm que tomar cuidado até na hora do beijo, porque a cidade tá igual o Big Brothers, tem câmara gravando tudo”, brincou.

O secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Reis, explicou que o videomonitoramento dará maior eficiência ao trabalho de policiamento, e destacou a importância da permanência da Força Nacional na região para ajudar a policia estadual na segurança da população.

O empresário Roni Irmanzinho, dono de um posto de gasolina que funciona no centro da cidade, destacou a iniciativa do governo, relatando que sua empresa foi assaltada três vezes, deixando os funcionários assustados e com medo de ficar trabalhando à noite. “Agora nós temos mais segurança, porque antes deles assaltarem, vão pensar duas vezes, pois sabem que através dessas câmeras de segurança podem ser identificados”, disse.

O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Buritis (Acib), José Nilson de Oliveira, considera o novo sistema um avanço para as ações de segurança em Buritis, e anunciou  o apoio da Acib ao setor de segurança pública. “Nós só temos a agradecer ao governador por escolher nossa cidade, entre os 52 municípios, para ser a primeira a receber esse projeto. Nós, empresários da Acib, aderimos e apoiamos qualquer ação do Governo do Estado que venha coibir a criminalidade em nossa cidade”, reforçou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS