Honrar pai e mãe - Por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quantas famílias já não foram destruídas pela violência de irmãos contra irmãos, de pais contra filhos e de filhos contra pais? As páginas dos principais jornais vêm pejadas de novas e macabras tragédias, que a muitos aterrorizam. Mas tudo isso está escrito. É só nos debruçarmos sobre a palavra de Deus. São alguns sinais que marcam a volta de Jesus.
Nação se levantará contra nação, reino contra reino. Haverá terremotos, doenças e fome em diversos lugares. Irmão matará irmão. Pai matará o filho e os filhos matarão pais. Jesus chamou essas coisas de “princípios de dores”, como ensina o livro de Marcos, cap. 13.
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá (Êxodo 20:12). Deus adicionou uma promessa especifica a este mandamento: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”. Honrar significa amar, respeitar, estimar, considerar, cuidar. E quem maldisser ou o seu pai ou a sua mães, certamente morrerá (Marcos 7:10)”.
Alguns filhos perderam por completo o respeito aos pais. É a ausência de Deus no lar e na família. Cuidar dos filhos, educá-los, segundo valores éticos, morais e cristãos, é tarefa dos pais. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele, diz o livro de Provérbios.
A educação começa no lar, embora muitos pais tenham transferido essa responsabilidade a terceiros. E o resultado dessa negligência educacional é o que se tem visto: aumento do uso de drogas, dos casos de violência, prostituição infantil, roubos, furtos e assassinatos.
Ao contrário do que pensam muitos pais, não basta, apenas, oferecer aos filhos boas escolas, conforto doméstico, roupas e tênis de marcas e bens materiais. Precisamos buscar os ensinamentos que vêm do alto e, destarte, protegê-los das armadilhas do inimigo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!