Agentes penitenciários realizam manifesto longe dos presídios
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Impedido de deflagar greve por uma liminar do Tribunal de Justiça de Rondônia, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (SINGEPERON) adotou uma tática menos radical para tentar convencer a justiça de que o governo faz "vistas grossas" para a categoria.
Os agentes foram convocados para um manifesto que vai durar cinco dias longe dos presídios, sem paralisar as atividades no sistema.
Em Porto Velho a categoria está reunida na estrada da Penal, bem na frente do Centro de Tradições Gaúchas, onde foi montada uma tenda que vai servir como base do movimento até a próxima segunda feira, dia 26.
Anderson Pereira, presidente do sindicato, garantiu que nenhuma atividade da categoria foi suspensa ou paralisada dentro das mais de cinquenta unidades prisionais do estado. Segundo ele, o movimento é pacífico e foi organizado para mostrar ao Tribunal de Justiça, os problemas que a categoria enfrenta para desempenhar suas funções.
"Dentro e fora dos presídios as atividades continuam normais, não houve nem vai haver paralisação do pessoal. Vamos respeitar a decisão da justiça mas na mesma medida, vamos cobrar que sejam aplicadas ao governo, a sanções para o estado cumpre com suas obrigações", disse ele, relatando uma série de fatores que alega justificarem o movimento.
A categoria, de acordo com Pereira, precisa de melhores condições de trabalho, e cita que os agentes atuam hoje sem um número suficiente de algemas, munição letal e não letal e principalmente, são submetidos a uma carga horária desgastante, devido o déficit operacional.
"A gente possui pouco mais de dois mil e cem agentes, quando o estado precisa de pelo menos mais seis mil para suprir a demanda", alerta.
No interior, garantiu o sindicalista, o movimento também está acontecendo e até a próxima a segunda feira a categoria vai se concentrar na frente dos presídios.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!