Prefeito diz que três empresas vão assumir o transporte coletivo da capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois de cinco dias de paralisação no transporte coletivo, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB) resolveu aparecer para falar sobre o caos instalado no sistema e anunciar mudanças no setor.
Em coletiva na manhã desta sexta-feira em uma faculdade particular, o chefe do executivo municipal disse que o município vai cancelar o contrato com a empresa Ocimar Comércio de Veículos, que venceu a licitação e não apareceu para operar o sistema, e contratar indiretamente três novas empresas para assumirem o setor.
“Para mim, empresa que não cumpre contrato não respeita a população. Se depender de mim, é claro, contrato é pra assinar e se cumprir. Ela tem que cumprir a parte dela. Se a prefeitura não cumprir a parte dela, ela vem pra cima da prefeitura. Uma empresa que ganha um contrato milionário, porque não veio, porque? Temos uma comissão investigando isso”, disse o prefeito.
Mauro Nazif anunciou uma medida que até então não havia sido ventilada: o chamamento direto de três empresas para resolver o problema em definitivo, mas os passos do processo podem esbarrar em ações jurídicas.
“Nós visitamos várias empresas, aqui e em outras cidades, e já temos uma parecer favorável para lançarmos mão desse dispositivo. A prefeitura está trabalhando com várias hipóteses para de vez resolver isso”, disse.
O que o prefeito não comentou foi a possibilidade da empresa Ocimar entrar na justiça para garantir a manutenção do contrato da licitação que venceu. Para ele, o chamamento direto seria a solução imediata para a estabilidade do setor.
A intenção da prefeitura, segundo o prefeito, é dividir em três lotes iguais as linhas, oferecendo o sistema para as empresas chamadas.
Empresários de Limeira (SP) se reuniram com SEMTRAN
Dentre as empresas que podem assumir o transporte coletivo da capital, os representantes de uma delas já estiveram em Porto Velho.
Na última terça feira (6), representante de uma empresa da cidade paulista de Limeira, se reuniram com o secretário de transito Carlos Gutemberg. Os empresários vieram em buscar de informações sobre o sistema, e de acordo com o secretário, demonstraram interesse pelo mercado.
Também oficializaram proposta junto á prefeitura, empresas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maringá (PR), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!