Câmara Municipal homenageia trabalho social da Polícia Militar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Alunos e professores de música, instrutores e coordenadores da Escola de Musica Dó Ré Militar, da Policia Militar de Rondônia foram homenageados pela Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho. A Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Eduardo Rodrigues, no dia último dia 20 de setembro e aprovada pelo plenário. Em seção solene realizada nesta quarta-feira (7/10), os vereadores ratificaram a comenda que foi entregue a equipe, liderada pelo diretor da Escola, Major PM Braga. Alunos e pais de alunos também estiveram no evento que contou com a presença da Banda da Polícia Militar.
Durante pronunciamento, o subcomandante da Polícia Militar coronel PM Clairton disse que “a Polícia Militar às vezes é criticada pelo seu trabalho repressivo. Mas que esta repressão é contra o crime”. Ele afirmou ainda que é muito comum “se a policia está próxima, incomoda, se está longe faz falta”. O subcomandante disse que, entre a prática que pode ser considerada criminosa e as vitimas de tal prática, está sempre a Polícia Militar pronta para mediar os conflitos. Essa é uma parte do nosso trabalho.
No caso do trabalho social, disse o subcomandante, passamos a evitar que crianças sigam pelo exemplo que os levem para caminhos errados e busque agir de forma correta. Isso fará que, num futuro próximo, possa ser possível a diminuição do trabalho repressivo, resultado da formação de novos e bons cidadãos, com o trabalho socioeducativo realizado hoje, disse o Clairton, que agradeceu a todos em nome do Coronel PM Kisner, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia.
“As estrelas de hoje são as crianças que integram a escola. Ao implantarmos este projeto tentamos buscar a solução do problema, na raiz, para que possamos ter uma sociedade mais justa, em médio prazo”, ressaltou o major Braga. “Buscamos uma sociedade livre das drogas e da criminalidade”, disse major, idealizador e diretor da Escola. “Precisamos da ajuda de toda a sociedade para continuar este sucesso absoluto que é esta escola, apesar de todas as adversidades”.
Durante o evento o cabo PM Lessa mentor do Proerd – outro programa social da PM - e colaborador da escola de música, mostrou um vídeo com fotografias em ordem cronológica. Ao falar sobre cada uma das fotos, o militar contou a história do surgimento da escola até os dias de hoje. Lessa informou aos presentes, que a escola precisa manter parcerias para conseguir instrumentos para que os alunos não precisem pagar pelo curso que é oferecido de graça.
O vereador Eduardo Rodrigues, autor do projeto, contou que há sete anos na câmara de vereadores, é a primeira vez que propõe uma moção de aplauso. “Um dos motivos é que aqui em Rondônia, os policiais militares nos orgulham muito”, disse. Para o vereador, uma escola como esta não forma somente músicos. Forma futuros cidadãos, quer seja para a carreira musical, para a medicina, futuros advogados, policiais, engenheiros, etc. Por que o principal objetivo é a formação do caráter.
Na mesma linha de pensamento, outros dois vereadores enalteceram o trabalho da Polícia Militar: Edmilson Lemos (PSDB) e José Wildes (PT). Sem citar o autor, o tucano Edmilson Lemos lembrou um pensamento filosófico que diz que “o homem nasce sem pedir e morre sem querer”. E, segundo Lemos, a citação diz que nesse intervalo entre nascer e morrer há que se fazer algo que possa produzir e transferir conhecimento para que a pessoa seja um bom cidadão. “Com certeza é isso que a Polícia Militar procura fazer com seu trabalho social”. O vereador Edvaldo Soares também manifestou apoio ao projeto.
O petista José Wildes parabenizou o vereador Eduardo Rodrigues pela iniciativa da Moção de Aplauso. “É motivo de muita satisfação ver a Polícia Militar de Rondônia tomar iniciativas com estas e tantas outras”. O vereador Pastor Delso Moreira também elogiou a iniciativa. Disse que todo trabalho realizado com crianças é de muita relevância, pois forma cidadãos. “A PM esta de parabéns. O trabalho social que realiza é brilhante”, disse o pastor.
Entre os policiais homenageados estão: o major PM Odinelson Braga; primeiro sargento PM Maria da Conceição Souto Maior Torres; segundo sargento PM Maria da Conceição Cardoso de Oliveira; terceiro sargento PM Cesar Henrique Moura Santos; cabo PM Sandro Roberto Lima Lessa; cabo PM Rozivaldo Aguiar Furtado, soldado PM Max Fernandes da Silva Chagas; e soldado PM Maricleide Lima de Fonseca. A sessão solene foi presidida pelo vereador Jurandir Bengala.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!