Escola Carmela Dutra inaugura ‘Casa do Seringueiro’
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A comunidade estudantil da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carmela Dutra em Porto Velho, ganhou na tarde de ontem
(30), um laboratório natural para aulas de história. Graças a um projeto do coordenador de disciplina Francisco Leitão, o popular “Sabiá”, a unidade educacional inaugurou a Casa do Seringueiro, que também vai funcionar como museu para visitação.
Autoridades, ex- seringueiros, representantes da Secretaria Estadual de Educação e a equipe de coordenação prestigiaram o evento que aconteceu no pátio da escola e serviu para sacramentar a conclusão de um desafio pessoal do coordenador.
Durante quatro meses, Sabiá batalhou em busca de apoio para erguer e mobiliar a casa criada para estimular nos alunos o gosto pela história dos heróis da borracha. Com apoio de amigos, empresários e de instituições como o Sintero e Associação dos Aposentados de Rondônia, o servidor público precisou se deslocar até Rio Branco - AC, sua cidade natal, para adquirir os utensílios originais para mobiliar o museu.
“A parte mais difícil foi a aquisição dos materiais. Como aqui não havia exemplares disponíveis, tive que ir a Rio Branco comprar. Levou um certo tempo para a gente encontrasse todos os utensílios, mas hoje vejo aqui um sonho sendo realizado e uma nova janela aberta para fortalecer a educação dos nossos jovens”, disse emocionado Sabiá.
A Casa do Seringueiro vai está aberta para visitação no horário comercial, porém, a prioridade será a utilização do espaço para as aulas de história.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!