Comitiva do 2ª Tour Técnico do Campo ao Porto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A regionalização do agronegócio tem gerado grandes incentivos para a região destacada como uma das maiores na esfera das agroindústrias e
outros setores, contudo, o Município de Ariquemes, grande estimulador da agricultura familiar com o Programa de Aquisição de Alimentos e o Cultivar Rural, por exemplo, recebeu o 2ª Tour Técnico do Campo ao Porto – O caminho da soja, que está percorrendo os principais municípios para apresentar as possíveis áreas propícias para produção de soja e milho, onde estiveram presentes representantes do poder público, empresários e produtores da região e do estado do Mato Grosso.
O grupo formado por 70 produtores rurais de Mato Grosso e do Cone Sul de Rondônia tem como objetivo conhecer as terras férteis e planas que estão transformando Rondônia em uma nova fronteira agrícola. Durante os três dias os produtores percorreram um trajeto onde existem mais de um milhão de hectares de terras agricultáveis e Ariquemes com grande capacidade de terras férteis já possui centros de silos- adequados para armazenamento dos mais variados tipos de grãos, melhorando a qualidade dos mesmos e sua rentabilidade. " Escolhemos Ariquemes por ter um grande potencial para a produção também do milho e da soja, que já se destaca no comércio da piscicultura, das madeireiras, agroindústrias, pecuária entre outros", expôs o vice-governador do Estado Daniel Pereira.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, Rondônia tem a maior média nacional de produção de soja por hectare, produzindo 3.180 kg, enquanto que a média nacional é de 2.154 kg.
O chefe do executivo municipal presente na ocasião expôs acerca do grande potencial da região. "Gostaria de agradecer a presença do nosso vice-governador , secretário da Agricultura e demais empresários e ressaltar a importância da nossa região do Vale do Jamari pela força que agricultura tem e vem crescendo e pela escolha de Ariquemes para realizarem este grande encontro. Coloco o Município a disposição dos empresários e em breve vamos lançar o edital de licitação onde queremos criar um setor agroindustrial próximo a cidade, uma área de 114 hectares que irá gerar muitos empregos diretos e indiretos agregando valores na economia local", ressaltou.
A empresa Central Agrícola, distribuidora da Multinacional FMC está a cargo da realização da feira técnica.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!