Museu das Comunicações abre Exposição Itinerante sobre Marechal Rondon
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Museu das Comunicações Marechal Rondon, em Ji-Paraná, está pronto para abrigar a Exposição Itinerante do 150º aniversário de nascimento de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon realizada pelo governo de Rondônia em parceira com a prefeitura do município. A cerimônia oficial de abertura da mostra ocorre nesta quinta-feira (3), a partir das 10h. A entrada é franca.
O evento no museu dedicado à memória do patrono de Rondônia Marechal Rondon contará com quadros e fotografias relativas às ações desenvolvidas pelo sertanista na região, além do amplo material já existente que retrata a vivência de Rondon em Ji-Paraná.
“Esta exposição traz novas peças que contam mais sobre a história do desbravamento de Rondônia numa época em que o acesso era um dos maiores desafios”, observa a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Keila Barbosa, uma das parceiras no projeto do governo do estado na realização da exposição itinerante.
Com foco no público estudantil, os organizadores do evento pretendem compartilhar os conhecimentos por meio do acervo a 10 mil estudantes. Sucesso de público, a exposição começou em Porto Velho no mês de maio, ocasião da comemoração do nascimento de Marechal Rondon. Depois de Ji-Paraná, a apresentação segue para Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim.
“Envolver os estudantes nesta ação do governo estadual visa, sobretudo, oportunizar a eles mais conhecimentos. Contudo, a exposição cria o ambiente cultural visando o turismo, que também faz parte da educação e têm foco na identidade, na memória e na cultura”, avalia o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar.
Durante a exposição, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) preparou dois presentes e vai doá-los ao Museu das Comunicações. “A entrega de algumas peças para o acervo é apenas o início de outras atividades que incluem, inclusive, a inauguração do Memorial Rondon, em Porto Velho”, detalha o superintendente, sobre a programação das comemorações do aniversário de 150 anos do nascimento de Marechal Rondon.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!