MP firma TAC para Expovale

No. documento, são previstas medidas, visando garantir a defesa dos direitos do cidadão, defesa do meio ambiente e patrimônio público, proteção ao consumidor, aos usuários da saúde, bem como à infância e juventude.

MP firma TAC para Expovale

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de São Francisco do Guaporé, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com órgãos e entidades envolvidas na realização da Exposição Agropecuária de São Francisco do Guaporé (Expovale) e a tradicional cavalgada de abertura do evento. No documento, são previstas medidas, visando garantir a defesa dos direitos do cidadão, defesa do meio ambiente e patrimônio público, proteção ao consumidor, aos usuários da saúde, bem como à infância e juventude.

Elaborado pelo Promotor de Justiça Samuel Sales Fonteles, o TAC é composto por 16 cláusulas. Para a cavalgada, que ocorrerá no próximo dia 30, o Termo de Ajuste estabelece horário, itinerário e ordem do desfile. O deslocamento será integrado primeiramente por carros de som e das rainhas; animais, dentre os quais equinos e bovinos, com no máximo dois cavaleiros em cada animal, sendo o segundo menor de 12 anos; veículos de tração animal; bicicletas; motocicletas e automóveis, sendo vedado o transporte de pessoas em carrocerias de caminhonetes e pick-ups. Não será autorizada a participação de caminhões no desfile.

O TAC também veda o uso de churrasqueiras ou objetos que irradiem calor nos veículos, bem como o porte de facas, canivetes, facões, esporas, chicotes longos, ou qualquer outro instrumento similar, por parte dos participantes. Fica ainda expressamente proibida a queima de fogos.

Segundo o Termo de Ajuste, caberá ao Conselho Tutelar a fiscalização dos menores em situação de risco e em condição conflitante com Portaria nº 3/2010 do Juizado da Infância e da Juventude.

Bactéria

Quanto aos animais, entre outros pontos, o TAC prevê que a Vigilância Sanitária, em parceira com a equipe da Idaron, proíba a colocação de coxos d'água coletivos (caixas de água) durante o trajeto e nos locais de concentração, sendo somente permitido o fornecimento de água corrente ou em vasilhames individuais para os animais, a ser providenciado pelo próprio cavaleiro.

Tal medida decorre de notícia de incidência da bactéria transmissora do mormo em equinos em município de Rondônia e de que se trata de doença crônica, a qual exige o sacrifício do animal quando detectada.

Expovale

O Termo de Ajuste também estabelece providências para os órgãos em relação à realização da Expovale, prevista para ocorrer no período de 3 a 6 de setembro, nas dependências da Associação de Proprietários Rurais de São Francisco do Guaporé. Conforme o TAC, caberá à entidade providenciar local adequado para atendimento do Conselho Tutelar, PM e Corpo de Bombeiros e Idaron.

Assinam o TAC a Prefeitura, a Associação dos de Proprietários Rurais de São Francisco do Guaporé; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Delegacia de Polícia; Idaron; Conselho Tutelar; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Agricultura.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS