Estudantes do Senai se preparam para receber coaches em fase presencial do Conexão Mundo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A etapa presencial do Programa Conexão Mundo inicia neste domingo (05) em Porto Velho e na segunda-feira (06) em Cacoal. Os estudantes conhecerão seus coaches e
irão acelerar seu conhecimento em inglês. A fase presencial terá duração de 30 dias e contará com a presença de 10 monitores americanos.
A abertura da fase presencial em Porto Velho será realizada no Salão de Convenções da Casa da Indústria, às 9h. Em Cacoal, o local escolhido foi o auditório da escola Josino Brito, às 9h. Os jovens estão preparando uma apresentação especial para a chegada dos monitores.
Nesta edição, o programa contempla 96 estudantes do Ensino Articulado Sesi/Senai (Ebep), sendo 48 de Porto Velho e 48 de Cacoal. O curso que iniciou em maio deste ano é dividido em três etapas. Na primeira e na terceira, os alunos participam de aulas virtuais, que são feitas pelo Facebook, hangouts (bate-papos com webcam pelo Google) e por um site especializado em ensino virtual. Nas aulas e atividades a distância, os alunos brasileiros interagem pela internet com monitores americanos.
As fases a distância são intercaladas por uma etapa presencial, em que os monitores americanos vêm a Rondônia para dar aulas por um mês. Essas aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período de férias dos brasileiros, e envolvem dinâmicas, jogos e simulação de situações comuns do mercado de trabalho. “A língua estrangeira ainda é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. A indústria precisa de pessoas com talento e vontade de fazer diferente”, afirmou o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé.
Já a superintendente do Sesi-RO, Gilvani Fares, destaca que “o ensino integrado prepara o aluno para o mercado de trabalho e o perfil profissional exige esse aprendizado. Por isso, é fundamental incentivar os alunos a participar do Programa", reiterou.
A diretora regional do Senai-RO, Adir Oliveira, acrescenta que “participar do programa agrega diferencial ao currículo do estudante que em breve estará concorrendo a uma vaga no mercado de trabalho. Com tanta tecnologia que existe hoje, ela não pode ser usada só para o lazer, mas também de uma forma educativa e para formar novos profissionais para a indústria”.
CONEXÃO
O Conexão Mundo nasceu em Salvador, em 2012, como projeto piloto. Eram 200 alunos dos 2º e 3º ano do ensino médio. Em 2013, ele foi ampliado para 800 estudantes e, em 2014, para 2 mil. Por meio do Conexão Mundo, alunos da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (Ebep) que cursam o Ensino Médio no Sesi e o ensino técnico no Senai recebem aulas de inglês a distância e presencias sob a tutela de professores norte-americanos. O programa é fruto da parceria entre Sesi, Senai e ONG US-Brazil Connect e visa fortalecer a empregabilidade dos jovens através da aprendizagem de um segundo idioma. Em Rondônia, o programa já contemplou 109 alunos do Sesi/Senai com curso de inglês diferenciado. Deste total, nove participaram de intercambio de duas semanas nos Estados Unidos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!