Emater reúne criadores e assina contratos de financiamentos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) no município de Santa Luzia do Oeste realizou na sexta-feira (26), na Linha 45 Leste, km 9, no sitio
Três Irmãos, evento voltado ao produtor rural: o Dia de Bovinocultura Leiteira, que reuniu mais de 70 agricultores que formam a bacia leiteira da região que hoje produz aproximadamente 38 mil litros de leite por mês.
A Emater, através de seus técnicos, deu palestra sobre custo de produção do leite, novas técnicas de alimentação animal, alternativas diferentes de alimentação, falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de entregar o documento para alguns agricultores que já foram cadastrados. Os técnicos também falaram das novas tecnologias para plantação do café Clonal, manuseio correto do calcário para melhor aproveitamento da terra, e também lembraram aos agricultores que a Emater continua elaborando o projeto mais alimento, que viabiliza o agricultor a fazer financiamento junto às instituições financeiras para equipar e estruturar suas propriedades com valores que chegam a R$ 150 mil por produtor, com apoio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), e juros subsidiados pelo governo de Rondônia.
No dia especial de Bovinocultura Leiteira foram assinados vários contratos de financiamentos, entre eles estava o do agricultor Welington de Oliveira, no valor de R$ 80 mil, para aquisição de 27 vacas matrizes para produção de leite. “Eu tenho 15 vacas e estou produzindo 75 litros de leite. Agora, com mais 27, quero chegar aos 200 litros, isso é muito bom e eu agradeço ao governo do Estado e à Emater, que até agora têm me ajudado muito”, afirmou Welington de Oliveira ao assinar o financiamento ao lado da esposa, Valéria Alino; e do gerente do Banco do Brasil, Ademir Basílio.
Participaram da solenidade, Jurandir Oliveira, prefeito de Santa Luzia do Oeste; Tiago Moreira, presidente da Câmara Municipal; Albertina Moragoni, coordenadora da Emater na Zona da Mata; e Sebastião Aparecido, técnico da Emater no município.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!