A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizarão nos dias 24,25 e 26 de junho, na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia - FATEC à Av. Governador Jorge Teixeira C Av. Imigrantes, 500, bairro Industrial - Porto VelhoRO, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema: “ Os desafios na implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”.
A conferência trabalhará três eixos relacionados ao tema: 1º eixo: Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional; 2º eixo: Órgãos gestores e instâncias de participação social; 3º eixo: A interação entre os poderes e entes federados. A programação no dia 24 será das 07h30m às 18h00. Depois do café da manhã, das formalidades de credenciamentos e da abertura oficial haverá a leitura e a aprovação do Regimento Interno, uma breve atividade cultural e as 12h30m terá a Conferência Magna – Tema: “Os desafios na implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. Depois do almoço, das 14h30m às 18h00 terá a distribuição dos Eixos e a discussão nas salas sobre os respectivos Eixos.
No dia 25 a programação pela manhã terá a montagem dos eixos pelas propostas e a leitura da proposta que será encaminhada para a Conferência Estadual. Na tarde haverá a eleição dos Delegados, moções e avaliação da Conferência. No dia 26 a programação será das 8h:00 às 12h00 quando terá a relatoria da Conferência Municipal exclusivamente com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas.
Temos a oportunidade de colocar em prática uma nova forma de atuação nas iniciativas sociais, olhando para as necessidades e demandas não apenas pelo viés da deficiência, mas a preocupação por todos os campos da vida das pessoas. Esse é o fundamento da temática da II Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que traz a transversalidade nos diferentes temas dos direitos humanos para o palco da discussão. Questões de gênero, raça, diversidade sexual e geracional compõe então uma abordagem mais ampla e agregadora do tema”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Daniel Vieira.