A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo Tecnológico Municipal, elabora e desenvolve projetos pedagógicos que integrem conteúdos curriculares para o uso de tecnologias de informação e comunicação, visando à melhoria na qualidade do e
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo Tecnológico Municipal, elabora e desenvolve projetos pedagógicos que integrem conteúdos curriculares para o uso de tecnologias de informação e comunicação, visando à melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem.
O projeto do Laboratório de Informática, denominado "Lixo Eletrônico e Arte Sustentável”, foi realizado com os alunos dos 6º e 7º anos, do período diurno na Escola Municipal Dr. Dirceu de Almeida, com a intenção de fazer com que os alunos reflitam sobre o descarte inadequado do lixo eletrônico no meio ambiente.
Muitas pessoas já sabem que o lixo eletrônico não deve ser descartado no lixo comum quando acaba sua vida útil, pois contamina a natureza causando doenças para o ser humano, visto que possuem elementos altamente tóxicos como mercúrio, arsênio, chumbo, entre outros.
Esse projeto incentiva também o consumo consciente, para não desfazer de seu aparelho por “modismo” ou se comprar um novo aparelho, repassar para quem ainda não tenha, pois a rapidez que se troca equipamentos eletrônicos, celulares e outros aparelhos nos tempos modernos acarreta o acúmulo de lixo eletrônico, causando grande impacto no meio ambiente.
A finalidade do projeto é levar conhecimento ao educando sobre o descarte do lixo eletrônico através de ações de reutilização de algumas peças de computadores propiciando ao aluno a imaginação e criação de objetos com materiais que não serão mais utilizados.
As ações realizadas pelo projeto são palestra sobre o descarte do lixo eletrônico, o estrago que pode causar ao meio ambiente e alertar sobre doenças que podem ser adquiridas através de um lençol freático contaminado; Pesquisas sobre o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente, suas causas e efeitos e responder questionamentos relacionados ao tema; Visitas sites que envolvam a utilização de peças na confecção de artefatos de arte; Produção de frases sobre o lixo eletrônico com ilustrações durante as aulas de Arte; Arrecadação material eletrônico não utilizado para confecção ; Realização das atividades práticas na confecção de objetos feitos com peças de computadores, celulares e outros; Arrecadar baterias de celulares e outras peças que não estão funcionando para entrega na Secretaria do Meio Ambiente para destinar ao local correto – ECOPONTO.
Para encerrar as ações com os alunos que participaram do projeto, será realizado uma Exposição de artefatos confeccionados pelos alunos desta instituição. A exposição será no dia 17 de junho, às 15h na escola Dr. Dirceu de Almeida.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!