Curso de segurança pública e direitos humanos mobiliza Polícias

Curso de segurança pública e direitos humanos mobiliza Polícias

Curso de  segurança pública e direitos humanos mobiliza Polícias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Policiais civis e militares confirmaram nesta terça-feira (19) participação no curso de especialização em segurança pública e direitos humanos, que será promovido pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), a partir do dia 9 de junho, na Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho.
Inteligência técnica e humanística é um dos principais apelos do conteúdo. Segundo o coordenador pedagógico do curso, professor Vinícius Valentim Raduan Miguel, bombeiros, profissionais da perícia forense e integrantes de órgãos da sociedade civil também serão selecionados para as 50 vagas gratuitas disponíveis. Os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento.
Renaesp é um projeto de educação permanente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltado aos profissionais do setor e para outros interessados em pós-graduação lato sensu (sentido amplo, em latim) na modalidade presencial. Atuando em 26 Estados e no Distrito Federal, já promoveu 186 cursos e matriculou 7,4 mil alunos em todo o Brasil.
As aulas desse curso são ministradas nos finais de semana, com carga de 380 horas, com 14 disciplinas divididas em módulos com estudos de direitos humanos, políticas públicas, planejamento e gestão estratégica, fundamentos sociológicos e filosóficos, história e evolução da cidadania no Brasil.
O beneficiário dessa bolsa de estudos terá o compromisso de cumprir todas as disciplinas previstas no curso de especialização, produzir monografia e cumprir com atividades extracurriculares previstas.
CUIDADOS ESPECIAIS
“Direitos humanos são a temática central e nela Rondônia se insere por situações diversas”, comentou Vinícius Miguel, completando que “seja a situação interna de presídios, o flagelo da droga, a violência contra a mulher, o conflito agrário, tudo requer um exame bem apurado da realidade brasileira e que geralmente exige cuidados especiais no tratamento de cada questão”.
O delegado-geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, adiantou que existem 40 vagas, e que o governo estadual escalará representantes em duas áreas distintas: agentes de direitos humanos de vítimas e profissionais da Delegacia de Assuntos Penitenciários que cuidam de crimes nessa área.
Segundo ele, a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) inscreverá agentes atuantes na defesa dos direitos da criança, idosos, mulher, pessoas com deficiência e dependentes químicos.
Dentro do princípio da polícia moderna, difundido pela Senasp, o policial aprende a usar a força quando necessário, entretanto, tem oportunidade de conquistar nova relação com a população, obtendo proteção e prestígio da sociedade.
O curso coincide com a fase adiantada de unificação do atendimento público por Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps) recém-construídas e cuja inauguração ainda deverá ocorrer até o final do primeiro semestre deste ano. “Esperamos que o curso amplie os nossos conhecimentos e que possamos colocá-los em prática”, comentou Pedro Mancebo.
Para o coordenador de Recursos Humanos da Polícia Militar de Rondônia, coronel Cláudio Lessa, que participou do curso anterior, a Renaesp qualifica muito bem. Ele destacou também a convivência dos representantes da PM com outras forças, entre as quais, a Polícia Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica. “Não apenas o respeito aos direitos humanos, a Polícia Militar protagoniza a construção de uma cultura de cidadania e de direito”, assinalou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS