Prefeitura articula ações para o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-juvenil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A data de 18 de Maio é nacionalmente intitulada como Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A secretária-adjunta de Assistência Social, Elzenir Viana, disse que o município de Porto Velho, ciente da importância desta data, realiza ações articuladas entre a sociedade civil e demais órgãos responsáveis pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio da Semas e da rede de enfrentamento.
“Neste ano, a ação articulada será a organização e participação no Seminário 18 de Maio, que ocorrerá no auditório do Rondon Palace Hotel nos dias 18 e 19 de maio, onde será apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Além disso, o CREAS, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI juntamente com os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS realizará palestras nas escolas no período de 25 a 29 de Maio, bem como atividades na Vila Princesa”, disse Maria do Socorro Leite , Chefe de Divisão do PAEFI.
Socorro disse que o objetivo destas ações é cada vez mais sensibilizar a sociedade para que todos se sintam responsável por cada criança e adolescente e não deixem de denunciar os casos de violência ocorridos seja em âmbito infrafamiliar, institucional e demais situações, por meio da ferramenta do disque 100, Conselhos Tutelares, delegacias e outros órgãos do Sistema de Garantias de Direitos.
“Vale ressaltar, que as ações de prevenção da SEMAS ocorrem durante todo ano por meio da execução de seus serviços e utilizando-se de rodas de conversas, grupos, palestras nas escolas, abordagem de rua, tendo como objetivo proporcionar as famílias e as comunidades uma reflexão sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes contra as violências físicas, psicológicas e principalmente as sexuais”, disse a Chefe do PAEFI.
Por fim, a Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI que, além de ações preventivas, oferece acompanhamento especializado para crianças e adolescentes, vítimas de violações de Direitos. A Sede do PAEFI fica situada à Rua Geraldo Ferreira, n° 2176, bairro Jardim das Mangueiras, antigo Lar do Bebê.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!