Prazo para cadastramento do Programa Título Já
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A dona de casa Aurelina Lisboa dos Santos, 61, e o motorista Carlindo Patrício, 64, chegaram cedo à Escola Estadual Nova Brasília nesta segunda-feira, 27, para fazer o cadastro
junto ao programa do governo estadual Título Já, que vai beneficiar 3 mil famílias carentes com o título definitivo do imóvel, em Ji-Paraná. Os interessados devem procurar a equipe de cadastramento durante todo o dia até a quinta-feira, 30, na escola Nova Brasília.
Moradora no número 177 da rua das Garças, no bairro JK, dona Aurelina Lisboa disse que não poderia perder a oportunidade que o governo estadual está oferecendo ao documentar gratuitamente a casa onde mora. “Com o documento que o governo vai dar de graça pra nós, podemos bater no peito e dizer que a casa é de fato da gente”, declarou a dona de casa, ao ser uma das primeiras a protocolar a documentação exigida pelo programa Título Já, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri).
Há 20 anos residindo na rua Barão do Rio Branco, 2468, no Bairro Valparaíso, o motorista Carlindo Patrício disse que foi muito fácil juntar a documentação exigida para o cadastramento. “Guardo tudo direitinho e quando vi pela televisão que poderia regularizar o documento da minha casa, corri cedo prá cá”, declarou.
Ele afirmou que “o custo para escriturar a casa é alto e nunca tive condições”, destacando que está “agradecido pela oportunidade oferecida pelo governo estadual”.
O Programa Título Já tem o objetivo de legalizar imóveis urbanos em várias cidades rondonienses a custo zero às famílias carentes. Em Ji-Paraná o governo do estado conta com a parceira da prefeitura municipal no cadastramento destas famílias, que nesta primeira fase está atendendo apenas aos moradores dos bairros JK, Boa Esperança, Alto Alegre e Valparaíso, ambos localizados em região periférica do 2º Distrito.
Os critérios exigidos para a escrituração do imóvel são: imóvel com no máximo mil metros quadrados; a família deve residir pelo menos dois anos no endereço pleiteado; a renda familiar não pode ser maior que cinco salários mínimos; documentação pessoal e do imóvel tem de estar em dia.
No ato do cadastramento, o interessado deve levar os originais e fotocópias dos seguintes documentos: requerimento de título preenchido, assinado e com firma reconhecida; RG e CPF do requerente e do cônjuge, se for o caso; certidão de casamento e/ou união estável e/ou certidão de nascimento; comprovante atual de residência; comprovante de aquisição do imóvel; declaração de tempo de posse; comprovação de renda familiar; certidão negativa de débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!