A Prefeitura de Ariquemes, sob a coordenação e execução da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) está realizando uma Oficina Sobre Tuberculose em Populações Vulneráveis.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Ariquemes, sob a coordenação e execução da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) está realizando uma Oficina Sobre Tuberculose em Populações Vulneráveis. O evento está sendo realizado no auditório do Ministério Público, e se estenderá até amanhã, 24 de abril.
A oficina tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, suas causas e consequências. Para isso, participam os profissionais do serviço de atenção especializada, do serviço prisional, e que atuam na estratégia da saúde da família, objetivando o fortalecimento da atenção à tuberculose junto à população mais vulnerável, incentivando o diagnóstico laboratorial, e criar o Comitê Municipal para o Enfrentamento da Tuberculose.
O evento é uma continuidade das atividades do Plano Municipal de Ações para o Controle da Tuberculose, feita ao longo dos anos, que vem oferecendo para os servidores desta Secretaria de Saúde, capacitações e orientações sobre a Tuberculose.
O secretário de Saúde enfatizou sobre a importância da Atenção Básica no Município, e quanto a administração municipal vem investindo em capacitação e treinamentos, para que os servidores possam oferecer um atendimento de qualidade para a comunidade. "Essas oficinas são de suma importância para os profissionais da saúde, pois são eles que lidam diariamente com as fragilidades daqueles que buscam atendimento na rede municipal de saúde, e estar bem preparado para acolher essas pessoas é de grande importância", frisou o secretário.
A Oficina Sobre Tuberculose em Populações Vulneráveis, contou com a participação da representante do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, e também representante do Ministério da Saúde, Tatiana Eustáquio.
O sintoma indicativo para suspeitar tuberculose, é a pessoa apresentar tosse com secreção por três semanas ou mais. Sendo que todos os que tossem devem procurar a Unidade Básica de saúde mais próximo de sua casa, para atendimento.
A doença tem cura, e o tratamento dura seis meses, é gratuito e fornecido pelo Ministério da Saúde. Todo o tratamento é acompanhado pelos profissionais da estratégia de saúde da família das Unidades Básicas de Saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!