A doméstica Marta da Silva Oliveira, 33 anos, depois de passar a maior parte de sua vida dormindo pelas calçadas e perambulando pelas ruas sob efeito de álcool e de drogas, decidiu procurar ajuda ao descobrir que estava com uma doença imune-depressora, e
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A doméstica Marta da Silva Oliveira, 33 anos, depois de passar a maior parte de sua vida dormindo pelas calçadas e perambulando pelas ruas sob efeito de álcool e de drogas, decidiu procurar ajuda ao descobrir que estava com uma doença imune-depressora, e há quatro meses está sem fazer uso de bebida alcoólica e do crack.
Marta, assim como outros moradores em situação de rua, participa semanalmente de um dos grupos de terapia da Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz), no Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Quimica (Crepad), em Porto Velho.
Com a ajuda dos profissionais da Sepaz e da Associação Vidas Resgatadas para Cristo, a doméstica espera tomar as rédeas de sua própria vida, cujo grande sonho é descobrir o paradeiro de seus dois filhos que perdeu há cerca de dez anos.
As atividades de grupos terapêuticos são ferramentas utilizadas pela equipe multiprofissional da Sepaz, no tratamento e recuperação de pessoas afetadas pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Tais atividades são importantes para potencializar as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiência e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo.
Atualmente três grupos de terapia atendem os demandatários no Crepad: às quartas-feiras a partir das 8h, os moradores em situação de rua; e às 16h, os internos de comunidades terapêuticas. Às terças e quintas-feiras, a partir das 16h, o grupo de mútua ajuda de Narcóticos Anônimos.
“Todos os grupos estão abertos a homens e mulheres, independente de idade ou religião”, afirma Celma Passareli, gerente de tratamento da Sepaz, reforçando que qualquer pessoa em situação de uso, abuso ou de dependência química pode participar.
Ainda este mês, será reaberto o grupo terapêutico para familiares dos dependentes químicos. “O apoio no processo de tratamento também deve ser dado aos familiares, pois eles precisam se fortalecerem para lidarem melhor com os aspectos que envolvem a recuperação da dependência química do álcool e de outras drogas”, salienta Celma.
O Crepad Porto Velho, está localizado à rua Rafael Vaz e Silva nº 3041, bairro Liberdade, com atendimentos psicossociais de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 13:30 horas. E no período da tarde com os grupos terapêuticos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!