MP reúne comunidade para discutir nova localização de feira livre
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, realizou audiência pública, no último dia 23, em que foi discutida a definição de um novo espaço para a realização da tradicional Feira do Produtor, naquela cidade.
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, realizou audiência pública, no último dia 23, em que foi discutida a definição de um novo espaço para a realização da tradicional Feira do Produtor, naquela cidade. A intenção é minimizar o impacto no trânsito e evitar degradação ambiental provocados na região onde a atividade ocorre. Atualmente, a feira livre de Pimenta Bueno é realizada em avenida que dá acesso a bairros comerciais e residenciais.
A audiência foi coordenada pelo Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida e teve a presença do Prefeito Jean Henrique Gerolomo de Mendonça, de secretários municipais e vereadores da cidade.
Ao abrir os trabalhos, o integrante do Ministério Público explicou que feiras são atividades potencialmente poluidoras, impactantes pelo fluxo de pessoas envolvidas e, por isso, refletem na utilização desordenada do solo.
O Promotor de Justiça mencionou as legislações municipais pertinentes ao uso de espaços públicos e logradouros, dentre eles, o Código de Posturas Municipais, a Lei 1.647/2011 e o Decreto Regulamentar 105/2010, afirmando que os feirantes são obrigados a manter limpas as áreas de localização de suas barracas, acondicionar os detritos e, inclusive, respeitar os horários estabelecidos para a atividade.
Ao ouvir os esclarecimentos, o Prefeito Jean Henrique Gerolomo se comprometeu, entre outros compromissos, a realizar estudos de viabilidade técnica para realocação da feira, objetivando encontrar o local ideal. Alguns dos pontos a serem analisados serão a região da avenida Presidente Hermes com a Rua dos Inconfidentes, a Praça do BNH-1 para a finalidade.
Os feirantes terão prazo de cinco dias para apresentar ao Município propostas de locais que possam receber o comércio. Os pontos serão avaliados segundo os critérios ambientais do Município.
A audiência teve a presença da comunidade em geral e também dos secretários Paulo Dimer Justo (Administração); José de Carvalho Sobrinho (Meio Ambiente); Cristina Izabel Freires de Souza (Coordenação de Trânsito) e Paulo Brito, presidente da Câmara de Vereadores.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!