Centenas de pessoas participam de encontro sobre tuberculose

Centenas de pessoas participam de encontro sobre tuberculose

Centenas de pessoas participam de encontro sobre tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No Dia Mundial de Combate à tuberculose, comemorado nesta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), por meio do Centro de Saúde Dr. Apolinário Gomes da Silva, realizou o 1º encontro sobre tuberculose no município de Jaru.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e reuniu centenas de participantes, entre eles, estudantes e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

O ciclo de palestras teve inicio com a Drª Sônia Beatriz Lopes falando sobre Tuberculose: diagnóstico, transmissão e tratamento.  Segundo a médica, essa é a doença infectocontagiosa  curável que mais mata no mundo. “Ela atinge todas as classe de pessoas, contudo tem tratamento e é gratuito, no Sistema Único de Saúde”, revelou.

Na sequência o Dr. José Magno Borges e a Enfermeira Francielle Lovo trouxeram dados sobre a doença no Brasil. De acordo com Francielle, o maior desafio da equipe de saúde é diminuir o número de abandonos no tratamento  e elevar os casos de cura para 78%, o que hoje é de 62,5%. Magno revelou que o Brasil faz parte do grupo de 22 países responsáveis por 90% das mortes causadas pela doença.

Por fim,  o veterinário do Idaron, Juliano Silva dos Santos, explanou pontos importantes sobre a tuberculose em animais. “ A transmissão da doença pode ser vias respiratórias, mas nós também podemos ser contaminados pela tuberculose nos animais, quando ingerimos alimentos de infectados. Por isso que é tão importante saber a procedência dos produtos que colocamos na nossa mesa”, alertou.  Juliano frisou que o animal diagnosticado com a doença deve ser abatido.

Em Jaru, o Centro de Saúde Dr. Apolinário Gomes da Silva (antigo Sesp), é o responsável por tratar a tuberculose. “Se alguém estiver com tosse há pelo menos 15 dias, deve nos procurar para fazer o diagnóstico. Caso seja confirmado o caso, o tratamento dura seis meses e se não interrompido, a chance de cura é praticamente garantida”, explicou a enfermeira Francielle.

A participante Renata Targino destacou o nível de conhecimentos dos palestrantes. “São muito bons. O público também foi participativo e fez vários questionamentos. Agora eles serão multiplicadores do conhecimento  sobre tuberculose que adquiriram aqui”, argumentou Renata.

“As palestras foram perfeitas. Foram sanadas muitas dúvidas que tinha.  O encontro foi proveitoso e bem explicativo” ,  falou a estudante Ivany Beling.

“Nesses encontros a gente aprende muito. E muitas coisas sobre tuberculose eu não sabia, mas tudo foi esclarecido”, argumentou a ACS, Luciane Souza.

Presente no encontro, o presidente da Câmara, vereador Valdecir Orlandini, destacou a importância do evento para as pessoas. “É preciso informar os cidadãos, ainda mais quando o assunto é sobre saúde. O poder Legislativo estará sempre pronto para participar e ajudar”, disse o parlamentar.

O secretário adjunto de saúde, Fábio Dobri, lembrou que a prevenção é sempre o melhor caminho, e a secretaria vem criando ações para atender o maior número de pessoas possíveis.  “Quero parabenizar toda equipe do centro Dr. Apolinário por esse encontro que trouxe um tema tão pertinente para nossa população”, elogiou.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS