Centenas de pessoas participam de encontro sobre tuberculose
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No Dia Mundial de Combate à tuberculose, comemorado nesta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), por meio do Centro de Saúde Dr. Apolinário Gomes da Silva, realizou o 1º encontro sobre tuberculose no município de Jaru.
O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e reuniu centenas de participantes, entre eles, estudantes e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
O ciclo de palestras teve inicio com a Drª Sônia Beatriz Lopes falando sobre Tuberculose: diagnóstico, transmissão e tratamento. Segundo a médica, essa é a doença infectocontagiosa curável que mais mata no mundo. “Ela atinge todas as classe de pessoas, contudo tem tratamento e é gratuito, no Sistema Único de Saúde”, revelou.
Na sequência o Dr. José Magno Borges e a Enfermeira Francielle Lovo trouxeram dados sobre a doença no Brasil. De acordo com Francielle, o maior desafio da equipe de saúde é diminuir o número de abandonos no tratamento e elevar os casos de cura para 78%, o que hoje é de 62,5%. Magno revelou que o Brasil faz parte do grupo de 22 países responsáveis por 90% das mortes causadas pela doença.
Por fim, o veterinário do Idaron, Juliano Silva dos Santos, explanou pontos importantes sobre a tuberculose em animais. “ A transmissão da doença pode ser vias respiratórias, mas nós também podemos ser contaminados pela tuberculose nos animais, quando ingerimos alimentos de infectados. Por isso que é tão importante saber a procedência dos produtos que colocamos na nossa mesa”, alertou. Juliano frisou que o animal diagnosticado com a doença deve ser abatido.
Em Jaru, o Centro de Saúde Dr. Apolinário Gomes da Silva (antigo Sesp), é o responsável por tratar a tuberculose. “Se alguém estiver com tosse há pelo menos 15 dias, deve nos procurar para fazer o diagnóstico. Caso seja confirmado o caso, o tratamento dura seis meses e se não interrompido, a chance de cura é praticamente garantida”, explicou a enfermeira Francielle.
A participante Renata Targino destacou o nível de conhecimentos dos palestrantes. “São muito bons. O público também foi participativo e fez vários questionamentos. Agora eles serão multiplicadores do conhecimento sobre tuberculose que adquiriram aqui”, argumentou Renata.
“As palestras foram perfeitas. Foram sanadas muitas dúvidas que tinha. O encontro foi proveitoso e bem explicativo” , falou a estudante Ivany Beling.
“Nesses encontros a gente aprende muito. E muitas coisas sobre tuberculose eu não sabia, mas tudo foi esclarecido”, argumentou a ACS, Luciane Souza.
Presente no encontro, o presidente da Câmara, vereador Valdecir Orlandini, destacou a importância do evento para as pessoas. “É preciso informar os cidadãos, ainda mais quando o assunto é sobre saúde. O poder Legislativo estará sempre pronto para participar e ajudar”, disse o parlamentar.
O secretário adjunto de saúde, Fábio Dobri, lembrou que a prevenção é sempre o melhor caminho, e a secretaria vem criando ações para atender o maior número de pessoas possíveis. “Quero parabenizar toda equipe do centro Dr. Apolinário por esse encontro que trouxe um tema tão pertinente para nossa população”, elogiou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!