Prefeito e Secretária visitam Conselheiro do TCE
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretária Municipal de Fazenda de Guajará-Mirim, contadora Aleide Fernandes da Silva, em companhia do Prefeito Dùlcioprefeito Dúlcio da Silva Mendes (PT), realizou uma recente visita ao advogado e professor universitário Benedito Antônio Alves, que é Conselheiro e Relator da Comissão de Sáude do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
A Secretária, o Prefeito e o Conselheiro conversaram sobre os sérios problemas que a área de saúde vem enfrentando no município. Para o prefeito Dúlcio e a secretária Aleide, o problema é agravado com a demanda redobrada depois do fechamento para reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde do município de Nova Mamoré. A medida impeliu aquele município a encaminhar para Guajará-Mirim todos os seus pacientes que, somados aos bolivianos que diariamente buscam atendimento médico no Hospital Regional, superlotam o serviço de saúde de Guajará-Mirim.
O prefeito Dúlcio e a secretária Aleide, disseram ao Conselheiro que a Prefeitura de Nova Mamoré e o Governo do Estado fizeram um acordo para efetuar um repasse mensal de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para compensar as despesas do município de Guajará-Mirim com o atendimento aos moradores de Nova Mamoré.
Ocorre que, segundo Dúlcio e Aleide, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Guajará-Mirim (SEMSAU), em estudo efetuado, assegura que o valor correto para cobrir esses gastos seria da ordem de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) mensais. Portanto, o dobro do valor atual.
Tendo tomado conhecimento de que está sendo prevista uma queda entre 20 a 30% nos repasses dos governos estadual e federal, a titular da pasta da Fazenda recomendou, através de documento oficial, que o prefeito Dúlcio adote cautelas quanto a pagamentos a serem efetuados a fornecedores, inclusive recomendou ao Chefe do Executivo Municipal que corte despesas e o máximo de economia possível seja feito por parte da administração municipal, como forma de que os compromissos financeiros atuais e futuros sejam cumpridos sem qualquer tipo de problema.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!