Sempedec atende distrito de Nazaré e comunidades próximas

Sempedec atende distrito de Nazaré e comunidades próximas

Sempedec atende distrito de Nazaré e comunidades próximas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec) realizou no período de 13 a 15 de março mais uma etapa de distribuição de barracas e mantimentos a famílias ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio Madeira. A secretaria vem realizando monitoramento de todo o baixo e médio Madeira, com o auxílio dos administradores distritais na intenção de identificar as famílias em vulnerabilidade e de imediato oferecer o apoio necessário.

Na sexta-feira (13/03), em Nazaré, distrito distante cerca de 125 km do centro urbano de Porto Velho, e que pode ser acessado apenas via embarcação ou aéreo, através de percurso de carro até o município de Humaitá (AM) ou pela estrada que dá acesso ao distrito de São Carlos- esta última encontra-se inundada- foram atendidas dez famílias que tiveram que ser removidas de suas casas já atingidas pelas águas.

O administrador de Nazaré Pedro Bastos Silva agradeceu o apoio da Sempedec e falou da situação que é de alerta. “Na cheia do ano passado nossa comunidade foi totalmente tomada pelas águas. Nunca tínhamos passado por situação semelhante. Fomos pegos de surpresa e toda a administração também. Foi uma grande tragédia. Até hoje muitas famílias não conseguiram se recuperar. Produções foram perdidas, animais, casas desabaram, e outras sofreram grandes avarias. Foram mais de três meses com tudo submerso. Todos os esforços foram na tentativa de evitar que o pior acontecesse. Nossa atenção era para salvar vidas. E graças a Deus conseguimos, porém as perdas e prejuízos são grandes. Neste ano a cheia do Rio foi menor, mas muitas casas foram novamente atingidas. Boa parte da comunidade havia retornado para o distrito quando as águas baixaram e mais uma vez vivem essa remoção. De imediato estamos disponibilizando barracas e água que é uma grande preocupação do prefeito Mauro, pois os poços do distrito foram atingidos e a orientação é não haver o consumo por parte deles. E este atendimento está acontecendo”, disse Pedro.

No sábado (14/03) a Sempedec destinou mais água potável para São Carlos, distante cerca de 100 km do centro urbano da capital. Mais de seis mil litros de água foram entregues ao administrador do distrito, Ednardo Souza Medeiros. A comunidade fez questão de ajudar no descarregamento. Uma equipe da Semas fica responsável por cadastrar cada família atendida com os suprimentos e também registrar novas demandas que são encaminhadas à Sala de Situação que gerencia cada ação voltada exclusivamente para a questão da cheia.

A entrega de água seguiu no domingo (15/03) e durante esta semana outra embarcação segue para outras comunidades atingidas. Seu Ismael Silva agradeceu a atenção da prefeitura. “A água é muito importante, sem ela ficamos numa situação crítica. E está chegando até as pessoas que realmente precisam. O nosso consumo diário é de pelo menos seis litros de água para cada família. E não tem faltado. Esperamos que não tenhamos outra cheia como a do ano passado. Acredito que foi realmente um fato histórico. Ficamos assustados e hoje estamos sempre em alerta. Temos muito a agradecer à prefeitura pela agilidade com quem atendeu a nossa comunidade”, disse ele.

O aposentado José Silva também teve sua casa atingida. Quando as águas baixaram ele acabou voltando para a casa. Fez os reparos e se instalou novamente. Hoje sob a orientação de que não é recomendado o consumo das águas dos poços, ele veio buscar a água que está sendo disponibilizada pela Sempedec. “Com esse atendimento não temos visto as pessoas doentes. A gente sabe como é perigoso beber água contaminada e por isso estamos aqui para receber esse bem valioso. A prefeitura está de parabéns por não deixar as comunidades ribeirinhas desassistidas”, enfatizou.

A Sempedec, desde o início do ano, realiza uma força tarefa para atender a cerca de 2 mil e 800 famílias localizadas nos distritos do baixo e médio Madeira com água potável e barracas para auxiliar na moradia para os desabrigados pela cheia do rio Madeira.

De acordo com o secretário da Sempedec Vicente Bessa, o trabalho prévio e a parceria com outras secretarias fizeram diminuir os transtornos para as famílias. “Estamos desde novembro do ano passado realizando um trabalho preventivo de remoção daquelas famílias que viviam à beira do rio para uma área mais alta e entregando água para evitar doenças e entregando cestas básicas e barracas. “Somente em março atendemos vários distritos e outras localidades”, disse ele.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS