Polícia confirma compra e venda de terras por falsos sem-terras

O delegado regional de Ariquemes, Renato Morari, afirmou que há um grande esquema de compra e venda de terras invadidas irregularmente por falsos sem-terras na região do Vale do Jamari.

Polícia confirma compra e venda de terras por falsos sem-terras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O delegado regional de Ariquemes, Renato Morari, afirmou que há um grande esquema de compra e venda de terras invadidas irregularmente por falsos sem-terras na região do Vale do Jamari. “Já ouvimos alguns líderes dessas invasões e um deles nos confirmou em depoimento que há sim um grande negócio envolvendo as terras invadidas irregularmente. No assentamento Élcio Machado, somente 10% das áreas atuais é ocupada por gente que realmente não teria outros espaços. Os outros 90% já foram negociados e tem outros donos. Ainda continuaremos ouvindo os outros líderes para saber até onde vai os interesses dessa quadrilha que invade áreas causando o terror na região”, disse ele.

Renato Morari também relembrou o caso do agricultor Luiz Carlos da Silva, desaparecido há mais de um mês na região de Monte Negro. “Conversamos com a esposa dele que nos revelou que Luiz teria comprado aquela área por 40 mil reais. O local foi invadido de forma irregular, em uma área produtiva. Tanto que ela já revendeu a área para uma outra pessoa. Ela acreditava que a área fazia parte do assentamento Élcio Machado, mas não é”. O Incra não reconhece a região do Élcio Machado como Assentamento e sim como Acampamento.

O delegado também destacou que somente o Governo Federal pode resolver os conflitos agrários e invasões irregulares de terras no Vale do Jamari. “Esses problemas sempre são repassados para as Polícias Civil e Militar, que não têm o poder de resolver essa questão dos conflitos agrários. Não temos esse poder nem aqui, nem em outro lugar do Brasil. Quem deveria atuar era o Incra [Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária], mas ele está inerte, nada acontece. A situação é a mesma há anos. Se não for tomada nenhuma providência, a tendência é só piorar”, encerrou ele.

Desaparecido

Luiz Carlos da Silva, de 38 anos, desaparecido desde o dia 28 de dezembro do ano passado, pode estar envolvido com pessoas ligadas à conflitos agrários na região do Vale do Jamari. Segundo informações apuradas, Luiz Carlos que dizia ser sem terra, mora num sítio de 60 alqueires de propriedade dele e da mãe, localizado na linha C-20, que dá acesso a Cacaulândia, distante cerca de 5 quilômetros de Monte Negro.

Testemunhas falaram que ele havia trocado 20 vacas leiteiras numa marcação de invasão localizada próxima da região do acampamento Élcio Machado, na divisa entre Monte Negro e Buritis, cerca de 45 quilômetros da sua residência.

Mais invasões

Um grupo de sem terra voltou a aterrorizar funcionários da Fazenda Padre Cícero localizado na Linha C-35, zona Rural de Monte Negro. O bando ateou fogo e danificou alguns imóveis da fazenda. O caso aconteceu na última quinta-feira (08).

Segundo informações de testemunhas, o grupo invadiu a fazenda e amedrontou os funcionários, barracões e casas foram queimados pelo bando. Durante a ação ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar e uma equipe da perícia técnica da Polícia Civil se deslocaram até a fazenda e coletaram informações sobre a invasão.

A fazenda Padre Cícero vem sendo constantemente alvo de ações criminosas por parte de sem terra que querem tomar às terras a força, e para tal, usam dos meios mais violentos, como ameaças de morte aos funcionários, assim como execuções de trabalhadores através de emboscadas montada dentro da fazenda. Somente a Justiça concedeu três reintegrações de posse das terras e de todas às vezes os invasores retornaram a invadir.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS