População deve redobrar cuidados para evitar focos de dengue

A reunião será realizada na quinta-feira, 15 de janeiro, às 15 horas na sala de treinamento do Centro Administrativo Dr. Carpintero.

População deve redobrar cuidados para evitar focos de dengue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), preocupada com o possível aumento nos números de focos de dengue, e agora também com o aparecimento da febre chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, irá realizar uma reunião com todos os diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS),  com o intuito de buscar novos meios de conscientização da população para o combate eficaz dos criadouros das larvas do mosquito. A reunião será realizada na quinta-feira, 15 de janeiro, às 15 horas na sala de treinamento do Centro Administrativo Dr. Carpintero.

 

Com o inicio do período das chuvas, cresce o número de focos das larvas. A população deve ficar alerta e redobrar os cuidados e a limpeza dos quintais, para que não fique água parada, e com isso surjam novos focos.

 

Além do mosquito Aedes albopictus, também foi encontrado em Ariquemes, nos Setores 3 e 5 e no BNH, o mosquito Aedes aegypti  que também é um transmissor da doença. Com o surgimento de mais esse dado, é preciso eliminar qualquer fonte de água parada, para diminuir os focos das larvas e assim garantir que o menor número possível de pessoas sejam contaminadas pelos mosquitos.

 

Para ter um controle maior sobre os possíveis casos de dengue,  a Secretaria de Saúde propôs fazer uma parceria com todos os laboratórios particulares para que os mesmos enviem uma amostra dos exames realizados, para assim enviar para  o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), único capaz de identificar o vírus, resultando assim um diagnóstico exato. Foi solicitado também para os laboratórios, que mandem os hemogramas sugestivos, para que um agente de saúde possa fazer uma visita para fazer a sorologia.

 

No ano de 2014 foram feitas 224 notificações, onde 176 foram no primeiro semestre e 48 no segundo, sendo 41 casos confirmados como positivos. A época mais preocupante é exatamente os primeiros meses do ano, onde chove praticamente todos os dias, e o número dos focos cresce consideravelmente. Mesmo com apenas 41 casos de dengue confirmados em 2014, é preciso manter toda a população alerta para todos os cuidados a serem tomados, para que Ariquemes não enfrente um surto de dengue em 2015.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS