Nesta terça-feira (09) a Prefeitura Municipal de Rolim de Mouro iniciou os trabalhos de limpeza e desobstrução dos igarapés e pequenos rios que cortam a cidade.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nesta terça-feira (09) a Prefeitura Municipal de Rolim de Mouro iniciou os trabalhos de limpeza e desobstrução dos igarapés e pequenos rios que cortam a cidade.
O objetivo dos trabalhos é dar maior escoamento à água das chuvas, para que inundações sejam evitadas. AS maquinas começaram o serviço pelas ruas do bairro Olímpico, considerado um dos mais baixos da cidade.
De acordo com o secretário municipal de obras, Eziquiel Marcos, as frentes de serviço devem chegar a todos os bairros até o final deste mês. “Encerramos a recuperação das linhas vicinais essa semana e queremos colocar outra frente de trabalho para avançar nessa limpeza. O objetivo é dar velocidade à água no momento da chuva, evitando inundações”, disse.
O vereador Vanderilo Nogueira acompanhou o início do trabalho de perto. Junto da câmara, o parlamentar havia feito cobranças ao prefeito Cesar Cassol sobre a ida do maquinário para os igarapés. O gestor, além de determinar a limpeza imediata essa semana, estuda abaixar o leito desses rios em ao menos um metro a partir do ano que vem.
“Minhas empresas fizeram a doação de 30 horas máquina de escavadeira hidráulica, equipada com um equipamento conhecido como rompedor, para quebrar as pedras que ficam no fundo do Rio Anta. Foi uma experiência muito boa. Com isso, o rio terá velocidade para escoar a água. O que causa enchente é justamente o tempo que a água demora em seguir seu curso”, explicou.
Para 2015 a prefeitura também deverá acelerar o serviço de construção de tubos de concreto (manilhas). Só este ano foram fabricadas e instaladas mais de duas mil unidades na zona urbana e nas linhas vicinais, melhorando as passagens d’água. O objetivo, segundo o prefeito, é triplicar essa produção, garantindo melhorias à comunidade rolimourense.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!