Ave tema de música caipira desaparece de RO

O pássaro era parecido com uma rolinha, mas que com porte um pouco maior. A ave tinha hábitos de comer sementes e de voar somente quando incomodada muito de perto, preferindo correr a bater as asas quando sentia o perigo. Gostava de roçados e lugares com

Ave tema de música caipira desaparece de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma ave que já foi parte da paisagem rural do interior do Cone Sul praticamente não existe mais. O pássaro conhecido como Inhambu, que chegou a ser tema de uma música caipira da dupla Tonico e Tinoco, era encontrado em grande abundância na região sul rondoniense na época da colonização agrícola, nas décadas de 1970 a 1980.

O pássaro era parecido com uma rolinha, mas que com porte um pouco maior. A ave tinha hábitos de comer sementes e de voar somente quando  incomodada muito de perto, preferindo correr a bater as asas quando sentia o perigo. Gostava de roçados e lugares com vegetações arborizadas, como as “capoeiras”.

A reportagem conversou com dois pioneiros nos municípios de Cerejeiras e Corumbiara sobre a trajetória da ave na região. Um deles, de uns 50 anos, disse que havia muito Inhambu na década de 1980, e que era uma das carnes preferidas dos pioneiros. “Eu caçava esse passarinho com estilingue. Chegava em casa com um embornal cheio de Inhambu. Era bom demais”, disse o pinheiro. E reclama: “Hoje é uma raridade achar um”.

O outro agricultor, de Corumbiara, mas com menos idade, na casa dos 30 anos, diz que caçar a ave era um dos passatempos preferidos dos adolescentes da idade dele nos tempos da colonização. “A gente caçava Inhambu e comia. A carne é gostosa demais”, diz.

Ambos os pioneiros confirmaram ao site que a ave quase não existe mais no interior do Cone Sul e citam dois motivos para a quase completa extinção do animal. “Acho que os Inhambus que tinha foram todos mortos por moradores da época”, diz um deles.

Já outro pioneiro acredita que o sumiço da ave tenha outro motivo. “Eu acho que as lavouras de soja, com os venenos que se passam nas plantações, acabaram matando os Inhambus que existiam por aqui”.

Veja, abaixo, um trecho da música que incluiu a ave mais conhecida dos caipiras no país.

Eu não troco meu ranchinho

amarradinho de cipó

Por uma casa na cidade,

nem que seja bangalô

Eu moro lá no deserto,

Sem vizinho, eu vivo só

Só me alegra quando pia,

lá pr'aqueles cafundó

É o inhambu-xintã e o chororó

É o inhambu-xintã e o chororó [...]

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS