A secretaria municipal de Jaru – Semusa, através da gerência de epidemiologia, intensificou nessa semana as ações de combate, a dengue e do vírus Chikungunya.
A secretaria municipal de Jaru – Semusa, através da gerência de epidemiologia, intensificou nessa semana as ações de combate, a dengue e do vírus Chikungunya.
As atividades incluem, pit stop, distribuição de folders informativos, bloqueios específicos nos focos do mosquito, arrastão para retirada de lixo, notificação de residências com potenciais criadouros.
A medida se dá em virtude do período chuvoso, época propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “O nosso objetivo é evitar que a doença possa aumentar em proporções descontroláveis”, destacou a secretária de saúde Emanoela Sousa.
O município de Jaru possui 17.866 imóveis distribuídos em 20 localidades e três distritos na área rural, a população atual é superior a 50.000 habitantes, dos quais, 32.000 residem na área urbana.
De acordo com o gerente da epidemiologia, Aldenir Cosmo, mesmo colocando em prática as ações planejadas o índice de infestação e transmissão da dengue esta tendendo a um crescimento. “Os criadouros potenciais e responsáveis pelo aumento dos casos da doença são fossas, bueiros, terrenos baldios entre outros”, ressaltou.
Você é o principal responsável por evitar a transmissão da dengue e do vírus, portanto não acumule água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.