Denúncia de mortandade de peixes no Rio Jamari preocupa moradores

Centenas de peixes estão aparecendo mortos no leito do Rio Jamari. Segundo um morador de Ariquemes, Sidney D., o motivo, segundo ele, seria o fechamento das comportas de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que estão instaladas no local.

Denúncia de mortandade de peixes no Rio Jamari preocupa moradores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde a última quinta-feira (13), centenas de peixes estão aparecendo mortos no leito do Rio Jamari. Segundo um morador de Ariquemes, Sidney D., o motivo, segundo ele, seria o fechamento das comportas de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que estão instaladas no local: Canaã e Santa Cruz, sendo uma em Ariquemes e outra em Monte Negro. “Muitas pessoas já afirmaram que foi sim o fechamento das comportas, em plena piracema, que é a época de reprodução dos peixes, quando eles sobem o rio para se reproduzir. Houve uma grande diminuição da quantidade d’água em relação ao grande número de peixes no rio. É pouca água para muito peixe. O resultado é a morte deles”, afirmou ele.

Chegaram a cogitar poluição ambiental, mas parece que a possibilidade foi descartada. “Disseram-me que poderia ser veneno na água, mas isso já foi negado. Porém, em algumas partes do leito do rio, pode-se andar a pé por uma grande extensão, especialmente na ponte da BR-421. Com o grande número de chuvas, isso é inacreditável”, falou Sidney.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS