Começa na manhã desta quarta – feira, 3, às 9h em Porto Velho o IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial.O evento que termina na sexta – feira, 5, reunirá no auditório do Senac, participantes de vários estados.
Tendo como tema principal Água e Agricultura Familiar à programação será marcada por palestras, workshops, mini - cursos e mesas redondas.A conferência de abertura será sobre A Importância da Preservação Ambiental dos Mananciais Aquiferos em Território para a Expansão da Agricultura Familiar.
Essa temática será apresentada pelo professor Carlosandro Carvalho de Albuquerque.
Segundo a coordenadora geral do Congresso, Izabel Cristina da Silva, o evento que sempre acontece numa capital é realizado neste ano em Porto Velho num momento oportuno.
“Sabemos que 2014, os impactos ambientais em Rondônia foram marcantes por causa da cheia histórica do Rio Madeira”, frisou ela.
Conforme observou, além de refletir sobre os prejuízos causados à natureza pela ação do homem, o Congresso vai abrir espaço para quem está fazendo o seu papel em prol da sustentabilidade.
Entre os participantes que vão mostrar casos de sucesso de ações sustentáveis estão o engenheiro paraibano Everaldo Fernandes que criou uma máquina que fabrica produtos com PET e o secretário de agricultura de Porto Velho,Leonel Bertolin com ações de sua pasta voltadas para a agricultura familiar.