A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Ji-Paraná, em conjunto com o 1º Pelotão Especial de Fronteira (Real Forte Príncipe da Beira), Polícia Militar e IBAMA, participou da Operação Ágata 08, realizada neste mês de maio na região de Costa Marques, cobrindo grande parte da faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia.
Operações desta natureza têm como objetivo combater a prática de crimes transfronteiriços, especialmente contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Durante este trabalho foram definidos alguns pontos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais, além do patrulhamento da região, quando foram revistadas embarcações e veículos terrestres; as revistas contaram inclusive com o apoio de um cão farejador da Polícia Militar de Rondônia.
Ao realizar uma operação desse porte, como a Ágata 08, reunindo vários órgãos, incluindo Forças Armadas, Polícias Estaduais e Órgãos de Fiscalização, o que se busca é o aumento da efetividade dos trabalhos de fiscalização, controle e repressão aos crimes e infrações praticados nas fronteiras menos assistidas do território brasileiro.
Para a Receita Federal estas operações fortalecem a vigilância e repressão aduaneiras, elevam a percepção de risco com maior presença fiscal e do Estado na região, resultando em maior proteção da sociedade.