CHEIA – Ministro boliviano afirma que Brasil sabia de possíveis impactos das usinas

O documento foi assinado em 2008, na cidade de La Paz, o Brasil não teve escolha senão aceitar os impactos potenciais (das barragens de Jirau e Santo Antônio).

CHEIA – Ministro boliviano afirma que Brasil sabia de possíveis impactos das usinas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil assinou um documento reconhecendo que a construção das barragens de Santo Antônio e Jirau poderiam causar um grande impacto ambiental para a região Amazônia boliviana na fronteira com o estado de Rondônia, de acordo com o Ministro do meio ambiente Juan Pablo Ramos (Bolívia).

O documento foi assinado em 2008, na cidade de La Paz, o Brasil não teve escolha senão aceitar os impactos potenciais (das barragens de Jirau e Santo Antônio).

O fato significa um precedente em conversações com o Brasil já que a presidente Dilma negou que a construção de barragens, pelos projetos de tempo, seria culpada nas alagações em regiões bolivianas.

“O volume de água está vindo da Bolívia, como podemos culpar as usinas se a ela está abaixo das áreas alagadas em território boliviano?”, questionou a presidente Dilma Rousseff durante entrevista no Hangar da Base Aérea em Porto Velho.

O vice-presidente da Bolívia Álvaro Garcia afirmou que o assunto é sério e requer estudos sem descartar a influência que têm estas construções hidrelétricas no fluxo de água para a Amazônia boliviana.

"É claro que as barragens não têm qualquer influência na precipitação, mas, teoricamente, pode ter influenciado a taxa à qual a água está em movimento. Nós não sabemos se deve ou não ter tido um efeito, que requer a seriedade da investigação do caso”, disse o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera.

*Com informações do jornal El Diario.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS