O Coronel Farias, do Corpo de Bombeiros afirmou na manhã desta segunda-feira, 17, em entrevista a uma emissora de Rádio, que o Governo do Estado vem desenvolvendo ações urgentes para minimizar em Porto Velho e região os impactos provocados pelas cheias no rio Madeira.
No domingo o nível das águas do Rio Madeira até o final da tarde encontravam-se em 17,50, no entanto, nas primeiras horas da manhã, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, já havia atingido a cota de 18 metros, isolando inclusive o prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De outra parte mesmo contando com assistência do Governo do Estado, prefeitura, os distritos de são Carlos e Nazaré continuam isolados.
Pelos levantamentos apresentados pelo Coronel Farias, mais de 630 famílias ribeirinhas foram atingidas pelas cheias perdendo praticamente todas as lavouras cultivadas. As ações rápidas envolvendo governo do Estado, Prefeitura, Exército e Marinha retirando as famílias dos locais impactados, tem evitado um desgaste ainda maior para os ribeirinhos.
Apoios aos desabrigados
O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização fundiária (Seagri) Evandro Padovani encetou uma campanha envolvendo os escritórios regionais da Emater e Agência Idaron no sentido de recolher donativos para atender as famílias atingidas pelas enchentes. O objetivo é recolher alimentos, medicamentos, água potável e roupas, doadas que devem ser entregues nos escritórios regionais das instituições envolvidas no recolhimento.
Na opinião do Coronel Farias, ações como essas visando minimizar os sofrimentos das famílias atingidas pelas cheias são sempre bem vindas.