De acordo com a assessoria de Santo Antônio todos os procedimentos de abertura e fechamento já foram pensados desde o início da obra para esses tipos de situações.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“As comportas sempre estiveram abertas, elas não abrem todas de uma vez, existe toda uma sequência lógica nesse processo, nunca aconteceu de fecharmos durante o dia e abrirmos à noite”, essas são as palavras do assessor de comunicação do Consórcio Construtor da Santo Antônio Energia, José Carlos Sá.
Ainda de acordo com a assessoria do consórcio, a abertura e regulagem das comportas são estipuladas através de normas técnicas. “Não retemos a água, quando o volume de água é grande ele segue seu fluxo da mesma forma. O que acontece é que estamos vivendo um período chuvoso e de degelo na região dos Andes, por isso essa cheia atingiu Porto Velho”, disse José Carlos.
A barragem de Santo Antônio possui um total de 18 comportas, sendo 15 nos vertedouros e mais três no vertedouro secundário. De acordo com a assessoria de Santo Antônio todos os procedimentos de abertura e fechamento já foram pensados desde o início da obra para esses tipos de situações.
Na última semana, o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito civil para investigar três aspectos que envolvem a usina de Santo Antônio: descumprimento das condicionantes da licença de operação; a falta de consulta popular sobre a elevação no nível do reservatório da hidrelétrica – aumento da área alagada; e para apurar se os impactos socioambientais foram estimados abaixo do real.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!