Condomínio Mato Grosso: Defensoria e MPF se reúnem com prefeito para tentar acordo

Condomínio Mato Grosso: Defensoria e MPF se reúnem com prefeito para tentar acordo

Condomínio Mato Grosso: Defensoria e MPF se reúnem com prefeito para tentar acordo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda – feira, 02, a Defensoria Pública do Estado ( DPE – RO) e o Ministério Público Federal ( MPF) se reunirão com o prefeito Mauro Nazif, às 9:00 horas, no gabinete do palácio Tancredo Neves, para tentarem assinar um acordo com o chefe do Executivo Municipal referente à saída dos ocupantes do residencial Mato Grosso, conforme já havia sido acordado há mais de um mês.
O prazo final concedido ao Município pelo Ministério das Cidades para que os moradores deixassem a área venceria neste sábado, 30/11, mas em virtude do prefeito Mauro Nazif não ter assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela Defensoria Pública e pelo MPF, a desocupação da área poderá vir a não ocorrer.
“Esperamos que o acordo seja fechado nesta segunda”, afirmaram a defensora pública Marillya Reis, e o procurador da República, Raphael Beviláqua, após reunião realizada na sede do MPF nesta sexta-feira, 28, pela manhã, com a participação do secretário Municipal de Regularização Fundiária, Christian Camurça, o procurador do Município, Carlos Dobbis, e o secretário de Planejamento do Município, Jorge Alberto Elarrat.
O condomínio está ocupado por 144 famílias. Foi realizado levantamento sócioeconômico para verificar, segundo a defensora pública, aquelas que se encontram em situação de miserabilidade social, com o intuito de assegurar que lhes sejam garantidas medidas alternativa que respeitem o direito de moradia, entre outros direitos.
Pelo TAC, as famílias que permaneceriam temporariamente no Mato Grosso seriam posteriormente relocadas para um programa de habitação social, desde que conservassem a situação de necessidade extrema, que seria aferido por meio de triagens periódicas. O Termo de ajustamento de Conduta pontua ainda que a Prefeitura assumiria a responsabilidade de fazer a desocupação da área de forma pacífica.
Caso a DPE, o MPF e o Município cheguem a um consenso nesta segunda - feira, as outras 75 famílias serão informadas para deixarem o local até quarta – feira, 04/12. Se não houver avanço nas tratativas anteriormente ajustadas, a DPE e o MPF adotarão medidas judiciais para garantirem o direito das 144 famílias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS