TRT reconhece direito de greve de motoristas da UHE de Santo Antônio

TRT reconhece direito de greve de motoristas da UHE de Santo Antônio

TRT reconhece direito de greve de motoristas da UHE de Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sem acordo, depois de duas audiências e diversas tentativas e propostas de conciliação, no Dissídio Coletivo entre Empresas de transportes de trabalhadores para a UHE de Santo Antônio e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Veículos Ltda – ME, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região determinou nesta sexta-feira (8) que o Sindicato dos Trabalhadores mantenha o efetivo de motoristas e frota de ônibus em 50% para transportes dos trabalhadores, terceirizados e prestadores/fornecedores de serviços na U.H.E Santo Antônio, nas entradas e saídas, sob pena de multa diária de R$50.000,00.
De acordo com a decisão do desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, é fato que a greve em questão transborda os interesses das partes, com potencial para atingir a sociedade local, porquanto os associados do sindicato, atualmente, laboram no transporte dos empregados da obra da U.H.E de Santo Antônio.
“A construção da U.H.E Santo Antônio encontra-se em estágio avançado, inclusive já gerando e
distribuindo energia elétrica, cuja paralisação dos ônibus que transportam os trabalhadores para usina causará danos reflexos às atividades desta e direta à sociedade.
Tal postura por si só, não é reprovável, é parte integrante do direito de greve. Contudo, fatos
recentes demandam do Judiciário cautela quando a greve envolve a mão de obra utilizada nas usinas em construção em Rondônia, visto que Jirau já foi cenário de atos de vandalismo e violência, bem como são obras reconhecidamente estratégicas para o Brasil, fazendo, inclusive, parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Não se trata de preservar a atividade da usina em si, que não é parte da demanda, mas os reflexos
gerados pela paralisação total dos transportes em desfavor da sociedade local.”
De acordo com o parágrafo 3º do art. 6º da Lei de Greve dispõe que “As manifestações e atos
de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa”.
Os valores oriundos no caso de incidência de multa(s), por descumprimento da ordem judicial, serão revertidos em benefícios de entidades filantrópicas existentes no Município de Porto Velho, a serem indicadas conjuntamente pelo TRT e Ministério Público do Trabalho.
Para dar prosseguimento, o Processo DC 0010120-39.2013.5.14.000 será distribuído para um(a) relator (a) do Tribunal.
Sindicato Citado da Decisão
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Veículos Ltda – ME, foi citado da decisão, por Oficial de Justiça às 11h25min desta sexta-feira (8/11).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS