CPI USINAS - Ex-prefeito Roberto Sobrinho é ouvido na Câmara de Vereadores

Roberto foi questionado sobre como se chegaram aos valores de compensações (cerca de 248 milhões de reais), processos licitatórios de contratação de empreiteiras, quem fiscalizava as obras nos quesitos valor e qualidade e situações pessoais de relação com

CPI USINAS - Ex-prefeito Roberto Sobrinho é ouvido na Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ex-prefeito de Porto Velho, empresário Roberto Sobrinho, esteve na manhã desta terça-feira (15) na Câmara de Vereadores onde, acompanhado de ex-secretários, respondeu a questionamentos da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito - que investiga obras e ações realizadas na capital de Rondônia como compensações sociais dos consórcios que constroem as Usinas de Santo Antônio e Jirau.

O presidente da CPI, vereador Dim Dim (PSL) acompanhado dos vereadores Jair Montes ( sem partido), Léo Moraes e Eduardo Rodrigues estiveram à frente da mesa, conduzindo as perguntas para o ex-prefeito. Já Roberto estava acompanhado dos ex-secretários Israel Xavier (Sempre), Pedro Beber ( Semepe), além dos vereadores petistas José Wildes e Fatinha que são ex-secretário de Agricultura e Educação respectivamente da gestão passada.

A ESBR – Energia Sustentável do Brasil enviou representantes, porém o Consórcio Santo Antônio Energia mais uma vez não enviou ninguém para a audiência da CPI.

De acordo com o presidente, vereador Dim Dim disse que o referido consórcio trata com desprezo a população de Porto Velho. “Não vou encerrar esta comissão até que seja ouvida a Santo Antônio Energia” afirmou o presidente da CPI.

Roberto foi questionado sobre como se chegaram aos valores de compensações (cerca de 248 milhões de reais), processos licitatórios de contratação de empreiteiras, quem fiscalizava as obras nos quesitos valor e qualidade e situações pessoais de relação com empresários da Usinas do Madeira.

Roberto afirmou que por serem obras de “origem particular”, não atendiam a lei de licitações 8666, cabendo aos Consórcios Construtores a contratação de forma “particular”. A prefeitura. segundo o ex-prefeito, apenas recebia as obras quando seus fiscais checavam o trabalho concluso, porém não acompanhavam o andamento do serviço, que eram totalmente monitorados pelos Consórcios.

Por diversas vezes, o vereador Dim Dim pediu para Roberto Sobrinho se ater a responder as perguntas diretamente, sem “mudar o rumo da prosa”, já que Sobrinho começava a falar de sua administração como se estivesse num palanque eleitoral.

Não tenho duvida que os recursos de compensações foram bem aplicados” disse enfaticamente o empresário Roberto.

Algumas questões levantaram o pequeno público. Moradores de Jacy- Paraná por diversas vezes vaiaram o ex-prefeito, quando questões relativas ao distrito eram respondidas por Roberto. Os moradores gritavam que era “Mentira”. Defendendo o ex-prefeito, destacou-se a irmã da vereadora Fatinha, que dava “faniquitos” cada vez que Sobrinho respondia asperamente os vereadores.

A reforma da escola Joaquim Vicente Rondon, no Bairro Eldorado, foi tema de questionamentos do vereador Léo Moraes. A reforma custou dois milhões e trezentos mil reais e foi executada pela empresa Ponto Técnico, que pertence ao marido da ex-secretaria da SEMPRE, Silvana Cavol. Roberto disse que a contratação foi legal e conduzida pela Santo Antônio Energia, que tinha liberdade para contratar quem quisesse, sem a necessidade dos rigores da lei 8666. (Saiba mais AQUI)

Outro tema polêmico foi a locação de caminhões para a Santo Antônio Energia por parte da empresa VR Madeira Ltda, que era de propriedade do ex-prefeito e de um dos seus filhos. A VR Madeira foi constituída durante o mandato de Roberto e funcionava na sua casa.

Este escabroso caso de suposto tráfico de influência é investigado pelo MPF – Ministério Público Federal. (Saiba mais AQUI)

Diversas outras questões foram levantadas pelos vereadores. Roberto Sobrinho não se negou a responder nenhum questionamento.

Ao final, o vereador Dim Dim disse que ainda vai aguardar ouvir a Santo Antônio Energia para chegar a um relatório conclusivo da CPI. “Discordo quando o ex-prefeito disse que os recursos foram bem aplicados. Quem anda pelas ruas e quem mora na capital e distritos não enxerga onde foi enfiada esta dinheirama” finalizou o parlamentar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS