A presidente Dilma Rousseff deverá vir mesmo a Rondônia, entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro de 2013, para entrega do título de regularização fundiária de número cinco mil em Ji-Paraná. Segundo o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, em contato na última segunda-feira (6) com assessores do Palácio do Planalto a previsão da agenda está mantida para o período.
A confirmação da data, no entanto, somente será oficializada 15 dias antes da viagem, quando a caravana presidencial estará na cidade de Ji-Paraná junto com o governador Confúcio Moura e outras autoridades para a entrega do titulo.
Padovani afirmou que o objetivo central da visita a Rondônia é a regularização fundiária, uma parceria bem sucedida entre o governo federal e o estadual, que representa 42% na Amazônia. A previsão é de que a presidente permaneça uma semana em Rondônia, visitando obras como o viaduto de Ji-Paraná e a ponte ligando Rondônia ao Estado do Amazonas entre outros investimentos realizados pela União no Estado.
O secretário lembrou que foram os compromissos firmados entre a presidente Dilma Rousseff e o governador Confúcio Moura, que levaram, por exemplo, a implantação de programas sociais como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Minha Casa Minha Vida, que estão em andamento e beneficiando centenas de famílias.
O potencial de Rondônia com a construção das hidrelétricas do Madeira é muito importante para o Brasil, o que demonstra que o Estado deixou de ser apenas uma ponta de linha, se tornando um elo entre a federação brasileira com países vizinhos como a Bolívia, Peru e as nações andinas.
Interligando com a Bolívia
Padovani lembrou, também, o empenho da bancada federal na busca de recursos e apoio ao governo estadual, assegurando que politica se faz com companheirismo e compromissos. O Governo da Cooperação, junto com o federal e a bancada de Rondônia no Congresso Nacional trabalham pela construção de duas pontes interligando o Brasil com a Bolívia, uma em Costa Marques e outra em Guajará-Mirim para impulsionar o desenvolvimento na região fronteiriça.
O secretário explicou que esteve conversando ainda com o deputado federal Anselmo de Jesus, tendo sido informado de que os estudos para a construção da hidrelétrica no Rio Machado, no município de Machadinho do Oeste, estão bem adiantados e que está é outra conquista do povo de Rondônia.