Ação do Governo contra a Emater e empregados surpreende deputado

Ação do Governo contra a Emater e empregados surpreende deputado

Ação do Governo contra a Emater e empregados surpreende deputado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A decisão do Governo de ingressar com recurso contra a Emater provocou surpresa nos deputados estaduais. O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Luiz Cláudio, disse hoje, lamentar que o  Governo do Estado tenha ingressado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, contra normas que determinaram a nova estruturação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, como empresa pública.

A direção da Emater não tinha conhecimento da Adin. De acordo com o deputado Luiz Cláudio esta decisão do Governo, encampada pela Procuradoria Geral e pela Secretaria Estadual de Planejamento, no mínimo é um ato de deslealdade para com os servidores e diretores da Emater, que foram surpreendidos com o recurso jurídico impetrado pelo Governo. Além de ser um ato de deslealdade também é um ato de desrespeito para com a Assembleia Legislativa, tendo em vista que esta matéria implantando a nova estrutura da Emater, foi encaminhada pelo próprio Governo do Estado.

A decisão do Governo foi considerada um retrocesso, comprometendo inclusive o atendimento do setor produtivo regional. Ainda de acordo com o deputado Luiz Cláudio a Adin contra a Emater recebe o repúdio do conjunto de parlamentares estaduais, que reconhecem os relevantes e dedicados serviços prestados por todos os trabalhadores desta instituição ao longo de 43 anos de atividades. Explicou ele, que qualquer ato desta natureza compromete a segurança jurídica, e atinge diretamente o setor produtivo estadual, em toda sua extensão.

Destacou o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALE,  deputado Luiz Cláudio esta é uma situação lastimável, pois se constata deselegância entre os próprios membros do executivo, que impetram com a Adin sem levar ao conhecimento do órgão interessado. “Estamos dispostos a prestar qualquer tipo de esclarecimento ao Supremo Tribunal Federal, pois estamos convictos da importância da entidade, e da relevância dos serviços de seus empregados”, disse ele.

A PGE impetrou a Adin, contra os artigos da Emenda Constitucional, no qual define que o Poder Executivo Estadual terá o prazo de até o dia 1º de janeiro de 2014 para definir e implantar através de lei estadual a estrutura, orçamento, quadro de pessoal, plano de cargos, salários e benefícios da Emater. E ainda contra o artigo que assegura aos servidores pertencentes ao quadro funcional da Emater, serem recepcionados pela empresa, nas condições de estatutários e celetistas.

O deputado Luiz Cláudio explicou que por decisão do Tribunal Superior do Trabalho, nos autos de uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público do Trabalho, entendeu ser despiciendo a realização de concurso público pela Emater-RO, para contratação de pessoal.”A decisão transitou em julgado, e contra ela, o Ministério Público não ajuizou Ação Rescisória. Assim sendo, não podem o Ministério Público e o próprio Poder Judiciário ignorarem a existência deste acórdão, exceto se agem casuisticamente”, declarou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS