Técnicos da Universidade Fluminense e da SEMA se reúnem para definir área de plantio compensatório da Ponte Rio Madeira

Técnicos da Universidade Fluminense e da SEMA se reúnem para definir área de plantio compensatório da Ponte Rio Madeira

Técnicos da Universidade Fluminense e da SEMA se reúnem para definir área de plantio compensatório da Ponte Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Ponte Rio Madeira é obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do Governo Federal

A pauta da reunião, que aconteceu sexta-feira, 6 de setembro, na Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, teve como tema a definição da área onde será feito o plantio compensatório da vegetação suprimida com a obra da Ponte Rio Madeira. O encontro contou com a participação do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador técnico do Projeto de monitoramento e supervisão ambiental da obra, André Ferrari, da coordenadora responsável pelo Programa de Plantio Compensatório, Elaine Cristina Reis Cardoso, do secretário Edjales Benício de Brito, técnicos da SEMA e biólogos da UFF.

O objetivo do Programa de Plantio Compensatório, com mais 16 outros programas ambientais, é assegurar que a ponte seja construída e cujo funcionamento siga as melhores práticas, conforme regem as recomendações e procedimentos do Licenciamento Ambiental, potencializando os aspectos positivos do empreendimento. A gestão e execução dos Programas estão sob a responsabilidade da Universidade Federal Fluminense – UFF.

“Participamos desta importante reunião na Secretaria de Meio Ambiente para tratar exclusivamente de um dos projetos, que é como conduzir o plantio compensatório visando compensar as supressões de vegetação feitas para a construção da ponte” explicou o professor Ferrari. “O resultado foi positivo, pois juntamente com o secretário e sua equipe surgiram duas ótimas opções de área onde será feita a compensação. Acredito que em breve teremos a definição final”, afirmou.

O secretário da SEMA também avaliou a reunião como proveitosa. “Aproveitamos para falar sobre uma das nossas metas que é contemplar a área do Parque Natural de Porto Velho, única unidade de conservação ligada à Prefeitura, que se encontra, inclusive em fase de implementação” afirmou.

Edjales disse ainda: “para nós, recuperar uma área de floresta de unidade de conservação e proteção integral faz parte da estratégia de fortalecimento da preservação ambiental. Propomos também, e a empresa ficou de analisar, sobre a elaboração de diagnóstico ambiental do Parque Circuito para aferir a saúde das seringueiras, possibilitando que o local se torne um parque natural e uma unidade de preservação”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS