Sinjur garante retorno de comissários às funções de direito

Sinjur garante retorno de comissários às funções de direito

Sinjur garante retorno de comissários às funções de direito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Rondônia (Sinjur) garantiu, liminarmente, no último dia 23, o retorno dos comissários de menores às suas funções de direito.
Em análise ao Mandado de Segurança impetrado pelo sindicato, por meio dos advogados Antônio Cândido de Oliveira, Marcos Bezerra e Samir Raslan Cargeorge, o relator, desembargador Gilberto Barbosa, resolveu pela concessão da liminar para suspender, até o julgamento final do processo, os efeitos da portaria 1.521/2013-PR, que readequou as funções dos comissários de menores, e determinou o retorno imediato dos “substituídos” às suas funções originárias.
A decisão é passível de recurso, mas, segundo afirmaram os advogados Antônio Cândido e Marcos Bezerra, a expectativa é que o pleno ratifique a decisão liminar emitida pelo relator. “O judiciário trabalha com aperto orçamentário, então tenta enfrentar a situação com a realocação de funcionários, mas os comissários, em sua maioria, advieram de concurso específico, logo, à luz da Lei, estariam sofrendo desvio de função”, explicam os advogados.
Para o presidente do Sinjur, Francisco Roque, a decisão do relator corrobora a tese que é sustentada pelo sindicato: “a realocação dos comissários é ilegal, fere as normas internas do tribunal e deve ser reparada”.
O trabalho desenvolvido pelos Comissários de Menores do Estado de Rondônia serviu como referência nacional a outros tribunais, tendo sido pioneiro na Região Norte em combate a exploração da criança e do adolescente nos mais longínquos rincões deste Estado.
Com a decisão, os servidores retomarão as fiscalizações de combate ao abuso e a exploração sexual de menores em todas as Comarcas. “Os comissários de menores realizam um trabalho de extrema relevância que, rotineiramente, salva vidas, retirando crianças e jovens da degradação, e resulta na prisão de aliciadores e abusadores de menores”, acentua Francisco Roque.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS