Para empresários governo de Rondônia dá bom exemplo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, afirmou que acompanhou com outros empresários e sua equipe econômica, as medidas administrativas que constam no projeto de lei que foi enviado à Assembleia Legislativa de Rondônia, com a reestruturação administrativa do governo anunciada pelo governador Confúcio Moura, considerando que se trata de “Uma medida correta e corajosa do governador que, atendendo as demandas da população, diminui o tamanho da máquina pública, corta comissionados e despesas de custeio para impulsionar a economia do Estado”.
Em conversas com outros empresários e conselheiros da Fecomércio/RO a opinião unânime é de que o governador Confúcio Moura está no caminho certo ao combater a crise privilegiando novos investimentos e reduzindo o tamanho do estado para otimizar suas ações e tornar o governo mais eficiente.
Fim da politização
O governador anunciou nesta terça-feira (3), em entrevista coletiva, no auditório do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho, uma redução prevista de R$ 50 milhões no custeio da maquina pública até o final de 2013.
As medidas prevêem a redução do número de secretárias de 14 para 10, a redução de 30% dos Cargos de Direção e Assessoramento Especial, os chamados CDS, serão extintos 1.842 Cargos de Direção e Assessoramento Especial, os chamados CDS comissionados, reduzindo ainda em 10% inclusive os subsídios do próprio governador e dos secretários de Estado; os vencimentos dos superintendentes e presidentes de autarquia reduzem em 20%; e os cargos em comissão acima do CDS 15, até o 21, também serão reduzidos em 10%.
Mas, o que soou como música aos ouvidos empresariais, foi o anúncio de que a reestruturação visa acabar com a “politização” dos CDS, dotando cada pasta do governo de uma quota própria de,cargos de direção destinados a melhorar a eficiência técnica e criar um sistema da meritocracia valorizando o servidor público.
Confúcio Moura disse que espera uma aprovação rápida dos deputados do projeto de lei da reestruturação, pois, a medida assegura ao Estado maior equilíbrio fiscal, dará maior autonomia orçamentária a grandes hospitais e setores da área de segurança pública para que possam agir com muito mais rapidez e eficiência no atendimento à população.
Considerando que a reestruturação é inadiável, em especial em decorrência da desoneração orçamentária que reduziu sensivelmente o rateio dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para Rondônia, mesmo com a arrecadação se mantenha estável. Raniery Coelho considerou que “Com as medidas de racionalização do gasto público o governo de Rondônia dá um excelente exemplo de política fiscal e retoma o caminho de maiores investimentos, desenvolvimento e qualidade de vida demonstrando estar atento à voz das ruas que exige melhores serviços públicos e uma ação mais eficiente do Estado”.
Num momento em que o País passa por dificuldades econômicas, Rondônia começa a construir as bases para que se possa passar para uma época de maior crescimento sem lo trauma dos ajustes constantes, insegurança e falta de capacidade de investir.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!